Bridgestone divulga dicas de segurança na Semana do Trânsito
Criado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar um trânsito mais seguro. Em apoio ao movimento, a Bridgestone reforça alguns cuidados para um trânsito mais seguro:
Responsabilidade de todos
O trânsito seguro é uma responsabilidade de todos, desde os motoristas, até os ciclistas e pedestres. Por isso, lembre sempre de:
- Respeitar a velocidade permitida;
- Usar os equipamentos de segurança, como cinto de segurança e assento infantil, nos carros, e capacetes, nas motos e bicicletas;
- Atravessar a rua apenas na faixa de pedestre;
- Não utilizar o celular enquanto dirige;
- Respeitar os semáforos e sinalizações de trânsito;
- Dar preferência ao pedestre;
- Se beber, não dirigir.
Atitudes simples fazem a diferença
Manutenção dos pneus
Garantir a manutenção e as condições adequadas dos diversos componentes do veículo é essencial para garantir uma maior segurança aos motoristas e passageiros – e o pneu faz parte disso!
Único ponto de contato entre o veículo e o solo, os pneus contribuem para todo o comportamento dinâmico do veículo. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem.
Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, compartilha três pontos principais que devem ser observados pelos motoristas:
Calibragem: a pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente para garantir a boa condição de rodagem e dirigibilidade do veículo e o menor consumo de combustível e desgaste. O proprietário deve respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo, com os pneus frios (em um posto a não mais do que 2 km de sua casa) e lembrar de incluir o estepe neste processo (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais).
Rodízio: deve ser realizado periodicamente, de acordo com manual do veículo, invertendo as posições entre os pneus dianteiros e os traseiros, para equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles.
Substituição: o motorista deve checar regularmente a superfície dos pneus para garantir que a profundidade dos sulcos é suficiente para manter a aderência à pista – ou seja, mínimo de 1,6mm. Observou sinais de desgaste? É hora de analisar a troca por pneus novos. No caso de bolhas, rasgos ou perfurações, a substituição deve ser imediata.
Por Redação Na Boléia