Na Boléia

Apaixonados por Caminhões

Como transportar crianças em veículos sem bancos traseiros

Como transportar crianças em veículos sem bancos traseirosSegundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o transporte de crianças no automóvel deve ser realizado no banco traseiro até elas completarem os dez anos de idade, sempre utilizando os dispositivos de retenção adequados para cada idade.

Mas e quando o veículo for uma picape? De acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro – como as picapes de cabine simples –, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro, mas sempre utilizando os dispositivos de retenção:

 

São eles:

Bebê-conforto: Deve ser utilizado para o transporte de crianças com até 1 ano de idade.

OBS.: Na utilização do dispositivo de retenção infantil tipo “bebe conforto” no banco dianteiro, é importante a desativação do airbag do passageiro, evitando que haja agravamento dos ferimentos nas crianças em caso de deflagração de airbag proveniente de um impacto. Verifique o manual do veículo para identificar como realizar essa desativação enquanto estiver transportando crianças no “bebe conforto”. Caso o veículo não possua a desativação do airbag do passageiro, o bebe conforto não deve ser instalado no banco dianteiro.

Cadeirinha: Crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança.

OBS.: Na utilização desse dispositivo no banco dianteiro, esse não deve conter bandejas, pois esses acessórios podem agravar ferimentos em caso de colisão quando o veículo for equipado com airbag frontal.

Assento de elevação: Utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos.

As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço.

OBS.: Caso utilize assento de elevação no banco dianteiro, recomenda-se que posicione o banco na última posição, deixando o banco o mais afastado possível do painel do veículo equipado com airbag.

Quem não cumprir essas regras está sujeito a penalidade de:
• Infração gravíssima com 7 pontos na CNH.
• Multa no valor de R$ 293,47.
• Retenção do veículo até a regularização.

IMPORTANTE – Se a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos ultrapassar a capacidade de lotação do banco traseiro, a criança de maior estatura pode ser transportada no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado.

Fonte: CESVI/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária)

Por: Redação Na Boléia

11 thoughts on “Como transportar crianças em veículos sem bancos traseiros

  1. boa trade tenho uma strada cabine simples e preciso fazer uma viagem com uma criança de oito anos posso usar o assento ou nao posso levar a criança ,obrigado

  2. Bom Dia.
    Gostaria de saber se em uma picape podem andar 3 pessoas. Dois adultos e uma crianças no colo de 4 anos?
    Já entendi que pela lei a criança precisa ser transportada com a cadeirinha, mas quero saber se a criança pode andar no colo do adulto porque só tem 2 lugares?
    Obrigada.

    1. Fernanda, obrigada pelo contato. Segundo apuramos, não pode e a prática é passível de autuação. Em ônibus, crianças com menos de um ano podem viajar no colo, mas em veículos não. Segundo o Instituto Prevenir, um dos maiores enganos das mães é achar que transportar seus bebês no colo é o mais seguro. Conforme dados do Instituto, numa colisão em velocidade comum nas cidades, entre 30 a 50 Km/h, a mãe pode apertar o bebê com força nos seus braços, se dobrar sobre eles, ou soltá-lo. Em todas essas situações o bebê corre sérios riscos.

    1. Waldo, obrigado pelo contato. Para maior segurança, o ideal é que vc instale um cinto de três pontos na caminhonete. De qualquer forma, a lei diz o seguinte: o primeiro ponto para que o bebê conforto cumpra sua funcionalidade com segurança, é garantir que ele esteja bem acoplado ao automóvel. Em caminhonetes, a posição correta é de costas para o movimento — ou seja, a criança deve estar de frente para o encosto do banco. Se o seu carro tiver airbags que possam se chocar com o bebê conforto, será preciso desativá-los, pois o impacto poderá causar ferimentos graves na criança. Caso vc opte por instalar o cinto de segurança de três pontos, ele deve possuir protetores acolchoados para garantir o conforto do bebê, e deve estar bem ajustado ao corpo, sem apertá-lo. Recomenda-se um dedo de folga. Abs.

  3. Vou fazer uma viagem no camião Iveco posso colocar a cadeirinha do meu filho no banco da frente pois camião não tem banco traseiro meu filho tem 3 anos e 8 meses

    Atenciosamente

    Warlen

    1. Warlen, obrigada pelo contato. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o transporte de crianças deve ser realizado no banco traseiro até elas completarem os dez anos de idade, sempre utilizando os dispositivos de retenção adequados para cada idade. Mas no caso de caminhões ou picapes, de acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro, mas sempre utilizando os dispositivos de retenção: Bebê-conforto (transporte de crianças com até 1 ano de idade); Cadeirinha (crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança); e assento de elevação (utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos). As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço. A cadeirinha é utilizada para crianças até quatro anos. Esperamos tê-lo ajudado. Abs..

    1. Eliana, obrigada pelo contato. De acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro – como as picapes de cabine simples –, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro, mas sempre utilizando os dispositivos de retenção: Bebê-conforto – deve ser utilizado para o transporte de crianças com até 1 ano de idade; Cadeirinha – crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança; Assento de elevação – utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos. As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço.

    1. Heleno, obrigada pelo contato. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o transporte de crianças deve ser realizado no banco traseiro até elas completarem os dez anos de idade, sempre utilizando os dispositivos de retenção adequados para cada idade. Mas no caso de caminhões ou picapes, de acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro, mas sempre utilizando os dispositivos de retenção: Bebê-conforto (transporte de crianças com até 1 ano de idade); Cadeirinha (crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança); e assento de elevação (utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos). As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço. A cadeirinha é utilizada para crianças até quatro anos. Esperamos tê-lo ajudado. Seguimos à disposição. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *