Cursos customizados no setor atendem demandas específicas

Data: 12 de setembro de 2017
Foto: Divulgação Aurora

Foto: Divulgação Aurora

Com o objetivo de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, o Sest Senat, por meio de seu programa de desenvolvimento profissional, além de oferecer gratuitamente mais de 400 cursos presenciais e 200 a distância dentro do portfólio nacional, vem trabalhando com a customização de conteúdos para atender às demandas específicas das empresas do setor de transporte de cargas e de passageiros.

Atualmente, a instituição disponibiliza mais de 50 cursos customizados, entre livres e outros que abordam temas regulamentados por legislações estaduais ou municipais. De janeiro a julho deste ano, as mais de 140 unidades do Sest Senat em funcionamento em todo o País contabilizaram, aproximadamente, 9.000 matrículas nos treinamentos criados sob medida.
De acordo com a entidade, a elaboração de conteúdos específicos é importante para atender os trabalhadores do setor de transporte e as transportadoras de acordo com as especificidades e o nicho de mercado em que atuam.

Em Chapecó (SC), por exemplo, foi oferecido o curso de atualização de direção preventiva para a BRF. A reciclagem anual dos motoristas é uma exigência da empresa. Para isso, a instituição organiza o conteúdo, que é modificado a cada ano, para ampliar o conhecimento dos motoristas sobre o tema. O curso tem carga horária de 8 horas/aula e é realizado na unidade em turmas semanais, em horários diferenciados, atendendo às necessidades da empresa.

O conteúdo também passou a ser oferecido para a Cooperativa Central Aurora Alimentos e, em 2016, contribuiu para a redução de 42% no número de acidentes. Em Curitiba (PR), o SEST SENAT desenvolveu o curso Ética, Responsabilidade e Motivação, para a Rimatur Transportes.

Já na unidade de Cariacica (ES), o curso Capacitação de Mão de Obra foi feito para atender às legislações municipais, e partiu de uma demanda do setor de transporte urbano. A parceria do GVBus (Sindicato das Empresas Metropolitanas da Grande Vitória) com o Sest Senat buscou alinhar os cursos às necessidades das empresas que atuam na Grande Vitória. A montagem do conteúdo contou com a contribuição de todas as transportadoras que operam o serviço intermunicipal.

Por: Redação Na Boléia

Data: 12 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.