Recentemente, a Editora Na Boléia teve a oportunidade de realizar um test drive na Sprinter Furgão Street 315 curto de 7,5m³, Motor OM 654 CDI – | Turbo Diesel – 4 cilindros (PBT 3.500), modelo que faz parte de uma das linhas de veículos comerciais leves mais tradicionais do mercado, produzida pela Mercedes-Benz.

Durante uma semana, observamos o desempenho do veículo e suas principais características como design, conforto, performance, tecnologia e outros atributos no transporte de mercadorias pelas ruas da cidade de São Paulo.

A experiência proporcionou a nossa equipe uma visão clara das capacidades e características deste modelo tão utilizado por pequenas e grandes empresas para o transporte de produtos.

Confira nossas impressões!

O primeiro aspecto que nos chamou a atenção foi a alta dirigibilidade. Trata-se de uma versão muito fácil de conduzir, apesar de ser um veículo mais pesado do que um automóvel. A visibilidade é ampla e ajuda bastante nas manobras de estacionamento e na condução em trânsito intenso.

Na verdade, achamos a capacidade de manobra impressionante para um veículo deste tamanho, com um raio de giro que facilita a condução em ruas estreitas ou espaços mais apertados. A direção elétrica e tração traseira do modelo melhoram tanto a dirigibilidade quanto o desempenho do veículo.

A direção elétrica reduz significativamente o esforço necessário para manobrar o veículo, o que é especialmente útil em operações urbanas onde frequentes manobras são necessárias.

Por outro lado, no modelo testado não havia câmera de ré, o que dificultou a condução em determinados trechos. Nossa percepção é que a câmera de ré, que é uma ferramenta extremamente importante para veículos com essa finalidade, deveria constar em todas as versões, já que é uma grande aliada nas manobras e na utilização proposta pela marca para a linha.

Transmissão suave

Muito dinâmico, o modelo que testamos impressionou pela rapidez na aceleração e no atingimento das velocidades – importante ressaltar que testamos o veículo sempre vazio.

A aceleração é suave e, apesar de a transmissão ser manual (ZF- 6S 480 – 6 marchas), a troca de marchas foi tranquila e quase imperceptível, respondendo bem, tanto em baixas quanto em altas velocidades.

Motor potente

Falando em motorização, a Sprinter não decepcionou. Ao dar a partida, o motor diesel OM 654 CDI da Sprinter Furgão se mostrou notavelmente eficiente e com bom torque, características essenciais para um veículo destinado ao transporte de cargas pesadas.

O veículo traz um design robusto e funcional, que também se destaca pelo conforto: a impressão que tivemos é que estávamos realmente dirigindo um carro de passeio.

Internamente, a cabine da Sprinter testada é espaçosa e bem equipada. Os assentos são confortáveis e oferecem bom ajuste, o que é extremamente positivo para quem vai passar muitas horas ao volante.

O painel de instrumentos é bem intuitivo, com controles facilmente acessíveis, proporcionando todas as informações necessárias para o motorista.

Estabilidade e versatilidade

A suspensão é outro ponto alto. Embora o modelo testado seja mais simples, o veículo se mostrou firme o suficiente para garantir estabilidade, mesmo com ele vazio, registrando uma boa performance mesmo em meio a asfaltos irregulares, e conforto para os ocupantes.

A capacidade de carga é, sem dúvida, outro destaque, e a Sprinter Furgão não deixa nada a desejar. O espaço interno é amplo, permitindo uma boa acomodação de cargas variadas, o que torna o furgão extremamente versátil para diversos tipos de uso comercial.

Outro aspecto que não podemos deixar de mencionar é em relação ao consumo de combustível. Nossa equipe não percorreu trajetos tão longos (testamos o veículo somente na cidade). Mas segundo a Mercedes-Benz, a Sprinter Furgão Street 315  é bem econômica e no consumo registra 10 km/litro de diesel, o que é bastante competitivo para a categoria de veículos comerciais, levando em consideração os aspectos como o tamanho do veículo, sua capacidade de carga e o motor mais robusto.

Com teto baixo, este modelo é especialmente adequado para operações urbanas onde a altura pode ser uma restrição, como em garagens e estacionamentos subterrâneos. O design externo é limpo e moderno, mantendo a identidade visual da Mercedes-Benz com uma frente imponente e linhas dinâmicas.

Entretanto, apesar de o modelo ser teto baixo, especificamente na cidade de São Paulo, em regiões mais arborizadas, esbarramos em alguns galhos de árvores, o que pode ser corriqueiro e comum na circulação por vias que possuam áreas muito arborizadas.

Tecnologia

A Mercedes-Benz também equipou a linha Sprinter com várias tecnologias que aumentam a segurança ativa e passiva. Além disso, os sistemas de conectividade são modernos e permitem uma fácil integração com smartphones.

A linha Sprinter oferece, por exemplo, como itens de série freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP Adaptativo 9i®), Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), Assistente de Vento Lateral/Assistente de Partida em Rampa/Alerta de Fadiga e luzes de freio adaptativas.

Outras comodidades, como conexão bluetooth, keyless start, airbag para motorista e acompanhante, pré-instalação para tacógrafo, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos com aquecimento, alarme, fechamento central das portas via controle remoto, faróis de neblina e luzes de circulação diurna, piso naval com ancoragem, estribo traseiro e abertura total da porta traseira, também são de série em todas as configurações e pacotes.

Os preços variam conforme os modelos e opcionais e começam a partir de R$ 260 mil nesse modelo na linha 23/24.

O test drive na Mercedes-Benz Sprinter Furgão Street 315 curto de 7,5m (com teto baixo) foi uma experiência muito positiva. O veículo combina funcionalidade, conforto, performance e tecnologia. Seja para entregas urbanas ou para transporte de mercadorias em trajetos mais longos, a Sprinter é opção excelente para quem busca eficiência e confiabilidade no transporte de mercadorias. 

Clique aqui e confira a ficha técnica completa da Sprinter Furgão Street 315 da Mercedes-Benz.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.