Serviço de Telediagnose da Mercedes-Benz: menores custos de manutenção
Com o slogan “As estradas falam. A Mercedes ouve”, a Mercedes-Benz anunciou uma série de soluções que faz parte das estratégias da montadora de se manter mais próxima dos clientes, auxiliando as empresas e motoristas a obterem maior produtividade e disponibilidade de seus caminhões.
As novidades integram o portfólio de peças e serviços e terão espaço destacado no estande da montadora na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece em final de outubro, em São Paulo.
Um dos serviços é a Telediagnose, uma nova funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, já disponível no mercado brasileiro, que identifica eventuais falhas durante a operação do veículo.
Segundo o gerente sênior de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Erico Fernandes, o sistema capta as falhas geradas nos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros), cujos dados são enviados à Central de Relacionamento, que contata o gestor da frota para comunicar o problema. Conforme a situação, o operador sugere a medida mais adequada, chegando, inclusive, a recomendar o envio do veículo a uma concessionária, quando necessário, a fim de evitar paradas do veículo não programadas.
Caso o cliente concorde, a Central ainda auxilia na intermediação junto à concessionária mais próxima, agendando o serviço e informando os dados do veículo para agilizar o conserto.
Para esse serviço, a Mercedes-Benz tem uma combinação de mais de 3.280 falhas. A cada problema identificado, a Central de Relacionamento analisa a falha e a classifica conforme a gravidade. O monitoramento é feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Segundo Mauro Vieira, gerente de vendas, o desenvolvimento da nova solução consumiu 12 meses de trabalho, sendo testada em 200 veículos, com resultados bastante satisfatórios: redução de até 20% no tempo da manutenção corretiva e de até 7% nos custos de manutenção. Veja o vídeo de um atendimento real.
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“A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e melhores para os clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Por: Redação Na Boléia