6-1-20072018-minA RTE Rodonaves é uma empresa familiar brasileira, com 37 anos de atuação no setor de transporte rodoviário, que tem feito do atendimento seu grande trunfo para fidelizar o cliente em tempos mais turbulentos

Apesar de o Brasil ser, já há muitos anos, um país dependente do modal rodoviário para o transporte de cargas, o mercado de TRC tem passado por diversas transformações, principalmente, quando se leva em consideração o grande número de transportadoras em atividade no Brasil e a alta competitividade nesse segmento. Com certeza, uma realidade que traz desafios e vem obrigando as empresas a buscarem diferenciais para encantar e fidelizar seus clientes.

O fato é que os clientes estão mais conscientes e exigentes. Em tempos de recessão, o preço continua sendo um fator importante na escolha do fornecedor, mas, principalmente, em época de crise, e com tanta disponibilidade de prestadores, o cliente quer muito mais do que um custo atrativo. Ele busca qualidade em atendimento e outros atributos que possam agregar valor ao serviço que ele irá contratar.

Diante desse cenário, algumas transportadoras têm conseguido desenvolver um trabalho bem-sucedido, conquistando o cliente sem necessitar de grandes investimentos.

Esse é o caso da RTE Rodonaves, que vem aplicando uma estratégia bem simples, mas, muitas vezes, até esquecida em tempos de turbulência: manter-se próximo do cliente, estreitando cada vez mais o relacionamento com o mercado.

“Temos um compromisso permanente com o sucesso do nosso cliente. Buscamos criar uma relação de confiança e proximidade, entendendo sua necessidade. Dessa forma, podemos agregar mais valor à sua operação e, consequentemente, ao seu negócio. Os clientes buscam prazo e preço, mas, principalmente, confiança. Ter um parceiro para o transporte vai muito além de só manter um preço competitivo”, explica João Naves, presidente Grupo Rodonaves.

Segundo ele, criar um relacionamento próximo do cliente significa ouvir suas necessidades, a fim de propor soluções e antecipar situações, que, muitas vezes, não foram percebidas pelo próprio cliente.

A Rodonaves também costuma realizar pesquisas de satisfação junto aos clientes, com o objetivo de identificar oportunidades para aprimorar seus processos e os serviços prestados.

“Nossa rede é composta por mais de 150 unidades de atendimento e, em todas, procuramos sempre estar próximos do mercado. As empresas buscam hoje uma transportadora que cuide da carga e que cumpra com prazos, sem comprometer sua operação. Por isso, estamos sempre aprimorando e otimizando nossas rotas de transporte, a fim de garantir a tranquilidade do cliente, com cargas 100% seguradas”, acrescenta.

Foco nas pessoas

Dentro desse processo, os colaboradores são peças fundamentais, afinal, por mais tecnologia que haja incorporada na atividade, as organizações são feitas por pessoas.

Para assegurar que todos atuem alinhados à visão da empresa, os colaboradores da Rodonaves passam por uma integração assim que são admitidos, a fim de conhecerem os valores da companhia e aprenderem como o negócio funciona. A partir daí, o funcionário participa, constantemente, de programas de capacitação e reciclagem, além de ser acompanhado por indicadores de desempenho e treinamentos.

“Nós aprendemos muito nos últimos três anos, e acredito que nossos clientes também. Em tempos de recessão, procuramos sempre optar por investimentos em pessoas, pois quando nossos colaboradores se mantêm atualizados e motivados, criam soluções para otimizar tarefas e procedimentos e, consequentemente, agilizar e facilitar os processos de entrega. Nossos clientes tornaram-se ainda mais próximos, pois a entrega de uma encomenda é a parte final de um processo para quem a envia, e o início de um processo para quem a recebe. Por isso, eles entendem a importância da escolha de uma transportadora sólida e confiável”, pontua.

Atualmente, a Rodonaves emprega diretamente 3,6 mil funcionários e mais de seis mil indiretamente. Os investimentos no aprimoramento do atendimento devem continuar priorizando a contratação e a qualificação de bons profissionais. Tanto que, recentemente, a companhia anunciou um novo diretor de marketing, com o objetivo de evoluir no relacionamento com o mercado.

“O foco está 100% no cliente. O Eduardo Castro [novo diretor de marketing]chegou com o desafio de se aprofundar nas necessidades do cliente, buscando soluções inovadoras e desafiadoras”, revela.

Para o presidente, o sucesso não está atrelado apenas à venda de um frete. “É uma questão de conectar pessoas e empresas, entendendo necessidades, propondo soluções e construindo uma relação sustentável e de confiança”, destaca.

Por: Redação Na Boléia

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