Caminhões Kenworth T680, Peterbilt Modelo 579 e DAF XF
Caminhões Kenworth T680, Peterbilt Modelo 579 e DAF XF

Ron Armstrong, CEO da PACCAR, revelou que a empresa obteve receitas e lucros anuais muito bons em 2016. Segundo o executivo, a empresa atingiu seu 78º ano consecutivo de lucros líquidos. “Os resultados financeiros da PACCAR são decorrentes dos produtos e serviços de alta qualidade da empresa, aumento das entregas de caminhões europeus, maior participação no mercado de caminhões, e bons resultados no mercado pós-venda e de Serviços Financeiros. Estou muito orgulhoso de nossos 23.000 colaboradores, que entregaram excepcionais produtos e serviços aos nossos clientes”, acrescentou.
Os lucros e o fluxo de caixa da PACCAR permitiram que a empresa investisse no crescimento futuro de seus mercados essenciais, ao mesmo tempo em que está expandindo sua presença nos mercados emergentes.

Resultados

No quarto trimestre de 2016, a PACCAR atingiu receitas líquidas de vendas e receita de serviços financeiros no valor de US$4,07 bilhões, em comparação com os US$4,36 bilhões para o mesmo período em 2015. A PACCAR ganhou US$288,8 milhões (US$0,82 diluída por ação) no quarto trimestre de 2016, em comparação com US$347,2 milhões (US$0,98 diluída por ação) no quarto trimestre de 2015, que reflete menores entregas de caminhões na América do Norte. A PACCAR obteve receitas de US$ 17,03 bilhões em 2016, em comparação com receitas de US$19,12 bilhões em 2015. A PACCAR informou lucro líquido de US$521,7 milhões (US$1,48 diluída por ação) em 2016, incluindo US$833,0 milhões por impostos diferidos, gastos recorrentes do acordo com a Comissão Europeia (EC). Excluindo-se os gastos não recorrentes, a PACCAR informou lucro líquido ajustado (não GAAP)[1] de US$1,35 bilhão (US$3,85 por ação diluída) em 2016. A empresa ganhou US$1,60 bilhão (US$ 4,51 por ação diluída) em 2015.

Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts em Toronto, Canadá
Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts em Toronto, Canadá

Destaques – 2016

• A PACCAR entregou 140.900 veículos em nível mundial.
• A PACCAR investiu US$649,9 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.
• A Kenworth e a Peterbilt atingiram participação no mercado de varejo de caminhões Classe 8 de 28,5% nos EUA e no Canadá (27,4% em 2015).
• A DAF atingiu 15,5% de participação no mercado de caminhões acima de 16 toneladas na Europa (14,6% em 2015).
• A PACCAR introduziu o motor PACCAR MX-11 na América do Norte.
• A PACCAR lançou um eixo tandem patenteado da PACCAR na América do Norte.
• A DAF lançou o sistema telemático DAF Connect.
• A PACCAR Austrália introduziu o novo caminhão T610 da Kenworth.
• A PACCAR Parts abriu um novo Centro de Distribuição de Peças de (PDC) de 14.865 m2 em Renton, Washington.
• A PACCAR implementou mais de 36.000 projetos Seis Sigma desde 1997.

Mercados globais de caminhões

A participação da DAF no mercado de caminhões acima de 16 toneladas na Europa aumentou para 15,5% em 2016, em comparação com 14,6% no ano passado. “Nossos clientes reconhecem a liderança da DAF em termos de qualidade, baixos custos operacionais e excepcional conforto para os condutores”, disse Preston Feight, Presidente da DAF. “A venda da indústria europeia de caminhões acima de 16 toneladas foi de 303.000 caminhões robustos em 2016, em comparação com 269.000 caminhões no ano passado. O forte mercado de caminhões pesados, e o crescimento da participação de mercado da DAF geraram emplacamentos recordes da DAF. Estima-se que 2017 será outro ano forte nas vendas das indústrias europeias no mercado de caminhões acima de 16 toneladas, e atingirá um a faixa de 260.000 – 290.000 caminhões”.

Caminhão Kenworth T610 da Austrália
Caminhão Kenworth T610 da Austrália

As vendas no varejo da indústria de caminhões da Classe 8 nos EUA e Canadá foi de 216.000 unidades em 2016, em comparação com 278.000 veículos vendidos em 2015”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. “A demanda de caminhões é apoiada pelo bom crescimento econômico, forte tonelagem de frete e baixos preços de combustível. O excelente quarto trimestre da PACCAR no mercado de varejo da Classe 8, nos EUA e Canadá, aumentou sua participação de mercado para 28,5% em 2016, em comparação com os 27,4% em todo o ano de 2015. Os clientes se beneficiaram de veículos líderes na indústria em se tratando de performance e eficiência no consumo de combustível, Kenworth e Peterbilt”. As estimativas para vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá em 2017, estão na faixa de 190.000-220.000 caminhões.

A DAF Brasil aumentou a produção e a participação de mercado em 2016, e concluiu seu primeiro ano de produção do motor PACCAR MX-13. “Ficamos contentes que a DAF Brasil foi homenageada pela Fenabrave, a associação nacional de revendedores do Brasil, como a marca de caminhão mais desejada no Brasil em 2016”, disse Marco Davila, Vice-Presidente da PACCAR.

Caminhão Kenworth T610

Instalação de Pintura de Cabines da DAF Westerlo
Instalação de Pintura de Cabines da DAF Westerlo

A PACCAR Austrália lançou o caminhão Kenworth T610 no quarto trimestre de 2016. O Kenworth T610 representa o maior investimento em produtos dos 45 anos de história da PACCAR Austrália. Os engenheiros da PACCAR projetaram o Kenworth T610 especificamente para atender à demanda do mercado de transportes rodoviários da Austrália. “A nova cabine de 2,1 metros oferece mais espaço ao condutor, melhor visibilidade e excelente ergonomia. O Kenworth T610 oferece durabilidade, confiabilidade e eficiência de combustível, que são líderes da indústria”, disse Andrew Hadjikakou, Gerente Geral da PACCAR Austrália.

A PACCAR abriu sua planta da Kenworth em Bayswater, na Austrália, em 1971. A Kenworth é líder da indústria no mercado de caminhões acima de 16 toneladas, com uma participação de mercado de 20% em 2016. A PACCAR Austrália emprega mais de 800 pessoas e dá suporte aos clientes através de 80 revendedores independentes. A PACCAR Austrália dá suporte filantrópico às comunidades de funcionários através de instituições líderes, tais como a Universidade de Melbourne e o Hospital Royal Melbourne.

A DAF está construindo uma nova instalação robótica de pintura de cabines, ecológica, no valor de US$110 milhões em sua fábrica em Westerlo, na Bélgica, que aumentará a capacidade e eficiência da cabine, e minimizará as emissões de poluentes e consumo de energia. Espera-se que essa instalação seja inaugurada em meados de 2017. “Esse investimento estratégico dará suporte ao crescimento de participação de mercado da DAF, e reflete a liderança da DAF na produção de veículos de alta qualidade”, observou Preston Feight, Presidente da DAF.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.