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Com 35.500 metros quadrados de área, o local tem certificação internacional ISO 10.844 e possui 26 condições diferentes de rodagem para homologar os veículos

O primeiro campo de provas para testes de rodagem de veículos comerciais do Grupo VW na América Latina foi inaugurado em maio, na fábrica da MAN Latina America, localizada em Resende/RJ. Com 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, o empreendimento tem certificação internacional ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído.

“Temos uma frota com mais de 100 caminhões e ônibus Volkswagen e MAN em testes por todo o País. A cada mês, rodamos cerca de 300 mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os recursos financeiros que aplicamos continuamente no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Ao todo, são 26 condições diferentes de rodagem na pista da montadora. Trata-se de uma alta concentração por metro quadrado para criar um cenário em que é possível, em casos específicos, como da linha Delivery, simular em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na estrada. A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo ainda mais eficiência às avaliações e impactando positivamente no projeto como um todo do veículo.

3-1-15062017O empreendimento delineia um ambiente controlado para que se possa garantir a reprodutibilidade das condições dos testes e assim a melhor avaliação dos dados para o máximo desempenho do veículo nas rodagens em situações cotidianas dos clientes. Os 26 diferentes eventos consideram, por exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas.

Há rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6×6, desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil. Inclinações mais leves também permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da eficiência do freio e até de basculamento da cabine. Situações extremas de torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação do veículo.

Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi. O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural, e o espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão simular mau uso e desempenho em curvas de impacto.

3-2-15062017Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos especiais do campo de provas, no longo prazo. Ao todo, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos, além de outros 95 de asfalto.

Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de teste e certificação. As diretrizes brasileiras de pavimentação também foram adotadas como padrão para a construção do empreendimento. Outras pistas do Grupo Volkswagen na Europa serviram como referência para a construção nacional, garantindo a equivalência entre os resultados obtidos.

Ao longo de toda a extensão do campo de provas, foram projetados sistemas para captação da água da chuva, com separação de outros elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e lençóis freáticos.
A alta densidade de obstáculos por metro quadrado também contempla uma lógica ambiental: a duração mais curta dos testes por sua alta intensidade diminui as consequentes emissões geradas a partir das rodagens.

Testes com veículos Volkswagen e MAN

Após seu desenvolvimento, o primeiro teste a que um veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou MAN é submetido se dá no ambiente virtual. Programas de última geração já antecipam desgastes que possam ocorrer em situações reais para que os engenheiros da montadora possam otimizar o desempenho do veículo.

3-3-15062017Avaliações em bancada também compõem a cesta de ferramentas que a MAN Latin America utiliza, assim como análises de durabilidade estrutural e validação funcional. A aquisição de dados é muito importante nessa etapa e ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Além dos testes no novo campo de provas, a MAN Latin America se vale de uma propriedade com mais de um milhão de metros quadrados para simular condições específicas off-road.

Localizada a cerca de 50 quilômetros da fábrica, em Resende, a área permite a reconstrução de uma série de outras variáveis que abrangem a rodagem dos caminhões e ônibus da montadora em terrenos fora de estrada.

E o trabalho não se restringe a situações controladas. O desenvolvimento dos veículos inclui testes especiais em estradas de todo o País e também internacionais para avaliações que necessitem de quilometragem extra ou situações características como verão ou inverno.

Nessa fase, os modelos chegam a passar até por câmaras climáticas com temperaturas que vão desde os – 40? C aos 60? C.

Compatibilidade eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros aspectos avaliados.

Validados em todos os aspectos, os modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão liberados para o lançamento ao mercado.

Mas ainda assim as avaliações continuam: antes de sair da fábrica rumo ao cliente, cada veículo é testado para garantir que esteja de acordo com seu projeto e com o padrão de qualidade da MAN Latin America.

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TGX ganha design premium em nova versão

Outra novidade da MAN foi anunciada também em maio. A montadora lançou a nova versão 2017/2018 dos caminhões MAN TGX, com detalhes que tornam seu design ainda mais atraente. Os veículos agregam novo sistema de iluminação para atender à legislação atual e gerar economia ao cliente.

As maiores mudanças no design são observadas na cabine. Na parte externa, a grade ganhou reforço. O tradicional símbolo do leão que marca os caminhões MAN agora está com um fundo negro para ressaltar seus traços e robustez. Na parte interna, o volante também tem novo visual para agregar a mudança no logotipo, nos mesmos moldes do painel da grade frontal.

Na versão 2017/2018 dos caminhões MAN, cores mais claras compõem o interior da cabine para o maior conforto do motorista. O marfim é a tonalidade que predomina no painel de instrumentos, revestimentos e portas, além das cortinas. As mudanças proporcionam um ambiente mais leve para profissionais que passam horas de seu dia dentro da cabine.

3-4-15062017Economia na operação

Outra novidade importante vem para o sistema de iluminação, com a incorporação de um farol para rodagem diurna — também conhecido no mercado como DRL, do termo em inglês Daytime Running Lights. Seu acendimento exclusivo é automático com a ignição ligada e atende completamente às legislações atuais.

O mecanismo também poupa as demais luzes do veículo, uma vez que seu acionamento não envolve o restante do sistema de iluminação. Outro ponto de economia se dá com sua tecnologia LED, com maior durabilidade que os faróis tradicionais e contribuindo para a redução dos custos de operação.

“Cada mudança em nosso design é fruto de estudos minuciosos para oferecer benefícios diretos ao cliente.
A versão 2017/2018 do nosso caminhão premium MAN TGX traz esse conceito e cria uma sensação de leveza e conforto aos modelos para uma maior produtividade nas estradas. Em outra ponta, o cliente terá uma economia imediata com seu sistema de iluminação”, explica Ricardo Alouche, vice-
-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Configuração premium

As mudanças estão disponíveis em todos os modelos da linha MAN TGX e se encontram em linha com o padrão europeu para veículos com tecnologia Euro 5. Sua configuração conta com outros diferenciais técnicos para a maior vantagem na operação.

Entre eles, o trem de força. O MAN D26 entrega elevado torque em uma ampla faixa de rotações para o melhor consumo de combustível e menor custo de manutenção, proporcionado também pela caixa automatizada MAN TipMatic, de 16 velocidades e com um escalonamento das marchas bastante eficiente.

Com ampla cabine, os veículos apresentam os eixos com as maiores capacidades técnicas em seus segmentos. Para apoiar toda essa carga, chassis robustos com maior resistência e durabilidade aumentam a confiabilidade da operação para o cliente.

A segurança é um capítulo à parte, com sistema inteligente de gerenciamento de todos os componentes de frenagem dos modelos (BrakeMatic).

 

Por: Redação Na Boléia

3 comentários sobre “REVISTA – MAN inaugura campo de provas com certificação internacional

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