Os caminhões VW Constellation ganharam uma nova transmissão automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades. Os modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca.

Oferecemos um produto com alta tecnologia embarcada, descomplicada e amigável, que permite ao motorista focar apenas na condução do veículo. Com a nova automação do trem de força, estamos maximizando a segurança, eficiência e disponibilidade dessa nova geração de produtos. Nossas soluções de transporte são desenvolvidas com foco total nas necessidades do nosso mercado e na rentabilidade dos nossos clientes”, comenta Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

Segundo a fabricante, a nova geração de transmissão automatizada que chega aos modelos conta com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de informações precisas por segundo no sistema, o que, de acordo com a VWCO propicia uma troca mais rápida de marchas e melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas.

O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central, mantendo a ergonomia da cabine Constellation. Conforme a VWCO, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%, auxiliando no bem-estar do motorista a bordo.

Com torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a caixa proporciona trocas de marchas mais rápidas, com menor interrupção na transmissão do torque. Outra vantagem, segundo a empresa, é a engenharia modular da transmissão, que proporciona manutenções mais rápidas e simples.

A nova transmissão chega também com um pacote de funcionalidades, visando reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional:

• Eco-roll: Aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Caso haja alguma demanda de torque no motor ou os sistemas de freios forem acionados, uma marcha é automaticamente engrenada;

• Sensor de inclinação: Auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível;

• Modo manobra: Controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos;

• Kick down: Ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras;

• Easystart: Assistente de partida em rampa.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.