Líderes da Mercedes-Benz Trucks visitam operação de caminhão autônomo
Na última edição da Fenatran, em novembro passado, Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e o Prof. Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, acompanharam o lançamento do Mercedes-Benz Atego 1730, primeiro caminhão com direção autônoma que atua em operação controlada e que foi especialmente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil.
No final de janeiro, os executivos da matriz da Companhia retornaram ao Brasil para reuniões de negócios na região da América Latina e também para conhecerem a operação desse inovador veículo, em testes, na planta industrial da Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP). Nesta moderna planta da Ypê, o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0, um dos mais tecnológicos do Hemisfério Sul.
Juntamente com Karin Rådström e o Prof. Uwe Baake, participaram da visita à Ypê: Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; Dr. Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil e Luis Carlos Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto – CTT da Mercedes-Benz do Brasil.
Parceria com a startup Lume Robotics
O inovador cavalo mecânico Atego 1730 com direção autônoma para ambientes controlados é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo em questão foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê em sua fábrica de Amparo.
“Nossa Empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica e unido expertises com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso País”, destaca Achim Puchert. “Ou seja, juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do Brasil. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”.
Caminhão autônomo impulsiona um novo modelo de negócio no País
“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, afirma Roberto Leoncini. “Passamos a oferecer também uma consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”.
No caso das quatro unidades vendidas para a Ypê, o caminhão autônomo Atego (modelo escolhido pelo cliente) se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.
O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está preprado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial. “A Mercedes-Benz vendeu até agora quatro caminhões Atego 1730 autônomos para a Ypê. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.
Ypê é a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna
“A Ypê é uma empresa que sempre foi inovadora e este projeto confirma nossa visão de futuro. A aquisição do Atego autônomo vem ao encontro da nossa estratégia, que alia crescimento à tecnologia para o nosso novo Centro de Distribuição 4.0, em Amparo (SP). Nosso CD foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e de toda a América Latina, com o objetivo de evoluirmos ainda mais na qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê.
Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes, sistemas de comando de voz, transelevadores novos, rápidos, produtivos e inteligentes, a companhia reforça o compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, com o objetivo de seguir evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes.
Operando 24 horas por dia, os veículos autoguiados fazem a função de movimentação das cargas dentro do CD, levando os paletes de forma segura e eficiente para seus respectivos destinos.
Outra importante etapa do processo que também conta com inovação é o recebimento, realizado por meio de esteira automática, que faz o descarregamento dos caminhões das unidades produtivas de maneira totalmente automática e muito mais veloz, podendo descarregar um veículo cheio em menos de 5 minutos.
Roberto Leoncini diz que a parceria com a Lume Robotics reafirma a crença da Mercedes-Benz na expansão de veículos autônomos no Brasil. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana de açúcar”.
Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, o executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, diz Roberto Leoncini.
A Daimler Truck segue uma estratégia dupla quando se trata de direção autônoma. Por meio de sua subsidiária independente Torc Robotics, a Daimler Truck está conduzindo o desenvolvimento de caminhões autônomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos. A solução desenvolvida a partir desta parceria é especializada e projetada para lidar com o tráfego entre centros de distribuição em rodovias – este caso de uso hub a hub está estabelecendo a referência de segurança, confiabilidade e custo por milha. Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando com a Waymo. O objetivo: combinar a tecnologia de direção autônoma da Waymo com o Freightliner Cascadia, que deverá estar disponível nos EUA nos próximos anos.
Por Redação Na Boléia