Vendas de veículos seminovos e usados caem 62,58%

Segundo o Radar Autos, levantamento do Data OLX Autos, que reúne informações de monitoramento e tendências do setor automotivo, aponta que a produção de automóveis e comerciais leves registrou, em agosto, o maior nível desde o início do ano, com cerca de 217 mil unidades fabricadas, baseado em informações divulgadas pela Anfavea. O relatório conta com especialistas para análise de dados de mercado, com fontes como Fenabrave, Anfavea, Fenauto, BACEN e IBGE.

De acordo com o estudo, a produção de automóveis e comerciais leves segue tendência de crescimento, com variação de 46% em agosto em relação ao mesmo mês de 2021, embora ainda não tenha alcançado os níveis pré-pandemia. Ainda segundo os dados, as vendas de veículos novos também estão crescendo, desde o início do ano.

Já os preços de automóveis novos acumularam alta de 15,9% nos últimos 12 meses, mesmo apresentando trajetória de queda no período. Quanto aos usados, a variação do valor foi de 10,2%. A venda de veículos usados mostra recuperação em agosto, com aumento de 11,2% em relação a julho.

A expectativa do mercado para o crescimento do PIB segue aumentando, atingindo o valor de 2,1% em agosto de 2022. Esse resultado é acompanhado pela alta do índice de confiança do consumidor e empresarial, no mesmo período. Tal resultado pode ser interpretado por uma melhora da percepção do ambiente econômico de curto prazo, com a desaceleração da inflação e queda do desemprego.

De acordo com o relatório, a manutenção da taxa de juros elevada nos próximos meses e a incerteza da futura política econômica ainda são desafios para o setor, porém a redução de gargalos na indústria e a recuperação gradual dos estoques de automóveis, juntamente com o aumento da circulação e da atividade econômica no país, podem ser considerados fatores favoráveis, com boas perspectivas para o setor automotivo.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.