Caminhão com movimentos robóticos e painel de LED será palco itinerante
Com o mercado de eventos estacionado devido à pandemia, a Brandtruck usou seu expertise para desenvolver um truck diferenciado, transformado em “palco” itinerante. Até dia 3 de agosto, o caminhão rodará a cidade de São Paulo espalhando esperança, carinho e atenção para a população, através de música ao vivo, mensagens de otimismo e recomendações da Secretaria Municipal da Saúde sobre prevenção da Covid-19.
Um Iveco Daily, ano 2018, foi adaptado especialmente para este projeto e cada detalhe pensado para que a experiência seja memorável. Além de caixas de som, o truck tem um mecanismo inédito que movimenta o painel de LED 360º, estrutura que se eleva com dois braços hidráulicos e consegue direcionar a imagem para todos os lados.
Tudo isso para promover um visual impactante para quem olha de cima e também para que o som atinja com clareza os moradores dos andares mais altos dos prédios residenciais, foco do projeto que leva o nome de “Música na Varanda”.
“Dentro do nosso negócio encontramos uma forma de nos sentirmos úteis, levando esperança para as pessoas, tão abaladas nesses dias. Com esta tecnologia moderna que facilita a aproximação com as pessoas, respeitando o distanciamento e orientações da OMS, conseguimos levar esta experiência carinhosa com muita alegria e bem-estar”, explica Marcello Borgerth, presidente da Brandtruck.
Com 7,20m por 2,20m, o caminhão será palco para o cantor e compositor Ismaille Miranda – vencedor com o Grupo Emoção a Mais do programa Astros realizado pelo SBT. O repertório foi criteriosamente escolhido com músicas que passam mensagens de otimismo e amor.
A ação itinerante realizará cerca de 250 apresentações, em bairros das zonas norte, sul, leste e oeste, sempre de surpresa para não causar aglomerações de pessoas. “Mapeamos com antecedência os locais para executar com responsabilidade, sem que atrapalhe o trânsito ou gere algum transtorno”, conta Borgerth. Como gesto de acolhimento, o truck também passará em alguns hospitais para agradecer o imenso esforço e empenho dos profissionais da área da saúde. Com realização da Brandtruck, o projeto “Música na Varanda” conta com o apoio da Crossfox Elétrica.
A música e o isolamento social
A quarentena forçou mudanças no estilo de vida e nas rotinas, e comportamentos foram alterados. Uma pesquisa realizada, pela internet, por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais da metade da população adulta do Estado de São Paulo afirma sentir ansiedade ou nervosismo com frequência desde que a pandemia começou. Outro dado relevante é que para 39% das pessoas, sentir-se triste ou deprimido passou a ser algo rotineiro durante a quarentena e 26% relataram piora no estado geral de saúde.
Diante desse cenário preocupante, a psicóloga Angélica Barnes ressalta a importância da música para amenizar sentimentos como a ansiedade e a solidão. “Diversos estudos mostram que certas escalas e acordes podem proporcionar cura, aumentam a capacidade imunológica e podem envolver e deixar em estado de êxtase. Ela promove equilíbrio, acalma ou agita, proporciona bem-estar, mexe com nosso corpo e mente; pode ajudar a concentração ou nos distrair, nos envolve em pensamentos e lembranças. Tivemos que mudar nosso comportamento e muitos estão sozinhos ou com poucas companhias. A música preenche o vazio do ambiente e, consequentemente, o vazio interno. É a melhor companhia que podemos ter.”, explica.
Por Redação Na Boléia