A bobina de ignição é um dos componentes do sistema de ignição formado por dois enrolamentos de fios, primário e secundário. Sua função é transformar a voltagem da bateria em alta tensão, que será enviada às velas, iniciando a queima da mistura ar-combustível. Para instalá-la, o Técnico da Magnetron, Paulo Henrique Lima Goedert, afirma que é preciso tomar alguns cuidados, confira!

  1. Em bobinas com dois cabos de ligação, deve-se ficar atento a posição, para que a peça não fique invertida;
  2. Quando há apenas um cabo de ligação, deve-se lixar o local no qual o item é fixado para que se tenha um melhor aterramento;
  3. É preciso sempre conferir se os conectores não estão oxidados;
  4. No momento de rosquear o cachimbo, é necessário cuidar da posição, para que não corra o risco de ser rosqueado fora do cabo.

Para a troca, além dos cuidados já citados, basta apenas desrosquear dois parafusos e a bobina de ignição já estará pronta para ser substituída. Assim como outros itens que compõem uma motocicleta, a peça em questão também tem tempo de vida útil.

As falhas podem ser percebidas de diferentes formas e em diversas situações, como por exemplo quando a moto está falhando, neste caso, pode-se dizer que o cabo está oxidado, dificultando a passagem da tensão; ou quando há choques em dias de chuva, em que o cabo pode estar ressecado, fazendo com que a tensão não seja conduzida por completo até a vela de ignição; ou, então, quando ocorre falta de centelha, que indica que o item está interrompido.

Sobre a hora certa para trocá-la, Goedert orienta que, em revisões, seja feita a remoção de oxidações e a verificação das condições do cabo de vela. “Se houver algum problema no qual a centelha esteja comprometida, está na hora de realizar a troca”, explica. Ele ainda alerta que podem ocorrer falhas de ignição e que, em algumas situações, o motor pode parar de funcionar, caso o processo não seja realizado.

Além disso, o item conta com diversas qualidades e benefícios, como: o isolante – uma capa que evita fuga da alta tensão gerada; um núcleo laminado e isolado – que reduz o aquecimento e aumenta a eficiência da peça; um acabamento compatível com o padrão original – que facilita a instalação da bobina; uma instalação plug and play – que não necessita de adaptações nos conectores e furações, entre outros.

Por Redação Na Boléia


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