Os extrapesados Volkswagen já ultrapassam as 20 mil unidades vendidas em seus três anos e meio de comercialização e grande parte dos clientes vêm atraídos pela eficiência dos modelos Meteor e Constellation voltados ao transporte de grandes cargas. Desde o ano passado, os veículos ganharam nova configuração que, segundo a fabricante, garante até 10% mais de produtividade.

A raiz do nosso negócio é a busca pela eficiência e neste novo portfólio agregamos ainda mais soluções e facilidades aos nossos clientes, seja em maior inteligência nos veículos, mais força ou robustez. Os extrapesados Volkswagen já nasceram gigantes e estão ainda melhores”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Entre os diferenciais, estão a potência e o torque superiores do motor D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade. Estão mais potentes, com 2.400 Nm de torque e equipados com sistema de emissões SCR e EGR.

O novo propulsor proporciona ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com uma economia de combustível que pode chegar até a 8%, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas operações.

Os modelos contam com transmissão automatizada de série V-Tronic, com caixa Traxon de 12 marchas, e muita inteligência embarcada otimizada para cada tipo de aplicação de forma a assegurar uma melhor performance. O controle eletrônico predictive shifting, por exemplo, cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente.

Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, função também conhecida no mercado como banguela eletrônica. Os caminhões vêm ainda com modo manobra para as condições de movimentação com baixíssima velocidade.

Os extrapesados VW também têm solução kick-down para situações em que o motorista pisa fundo no acelerador, fazendo a transmissão reduzir a marcha e aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. Além disso, garantem mais eficiência com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora.

Para os modelos off-road, há um sistema que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração. Outra solução que os veículos fora de estrada incorporam é o sistema rock-free que auxilia a saída de atolamentos e buracos.

Atrelado a tudo isso, há uma tecnologia que gerencia a distribuição de cargas nos veículos equipados com suspensão pneumática a partir da leitura do peso por eixo. Essa inteligência do caminhão é habilitada para redistribuir a carga de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.

Série de sucesso

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveita o marco de 20 mil unidades vendidas para lançar uma série de vídeos sobre os extrapesados VW. Os atributos que sustentam o sucesso de mercado desses veículos é a essência do conteúdo. O primeiro episódio traz em destaque a eficiência dos modelos, com a configuração apresentada por Nilson Nascimento, instrutor de treinamento da VWCO.

Por Redação Na Boléia

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