2-3-22112016A Scania inaugurou, no Rio Grande do Sul, a sua maior concessionária no mundo. A nova sede da Brasdiesel, em Caxias do Sul, conta com 50 mil metros quadrados de terreno e recebeu investimento total de R$ 50 milhões.

“São 60 anos de grandes conquistas para as duas empresas, que ajudaram a escrever a história do transporte no Brasil. Desde o primeiro caminhão até hoje, com a qualidade reconhecida no atendimento ao cliente e nos serviços, a Brasdiesel tem demonstrado competência, seriedade e profissionalismo em tudo o que faz”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

“A inauguração da nova matriz é a solução para atender às necessidades dos nossos clientes. O jeito de transportar vem mudando, e temos de participar dessa evolução. Os veículos passaram por inúmeras transformações, até de aumento no comprimento e altura. Até os anos 1990, a maioria dos caminhões pesados media 18,15 metros. Nos últimos anos, foram surgindo os bitrens e rodotrens de 30 metros. Por isso, as instalações precisam ser mais personalizadas”, diz Itamar Zanette, diretor da Brasdiesel. “Agradecemos a toda nossa equipe de colaboradores e aos milhares de clientes que, ao longo de 60 anos de história, nos apoiaram neste momento histórico.”

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Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil

De acordo com Zanette, também para comemorar os 60 anos, foi lançada uma série especial na cor exclusiva amarelo-ouro. Serão apenas 60 unidades de caminhões Streamline Highline com opções de motores de 400, 440 ou 480 cavalos de potência, em versões 4×2, 6×2 ou 6×4. O modelo comemorativo está equipado com central multimídia, Hill Hold (sistema que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), freio auxiliar Scania Retarder e geladeira.

Curiosidades
Dos 50 mil metros quadrados, 16 mil metros quadrados da nova concessionária são de área construída. A oficina tem capacidade para atender 30 conjuntos de caminhões com implementos (de diversos tamanhos), ou 90 cavalos mecânicos (sem estar com a carroceria). A reformadora pode receber 15 caminhões ao mesmo tempo para reparos mais específicos, e de acordo com o nível de gravidade do acidente.

O novo complexo está equipado com um reservatório de 350 mil litros para uso e reuso da água coletada da chuva. Duas estações de tratamento de efluentes em circuito fechado se encarregam de purificar e evaporar a água que é reutilizada e não volta ao meio ambiente. Toda a iluminação artificial (interna e externa) é feita 100% com lâmpadas LED, que reduzem o consumo de energia. Há diversos pontos para a iluminação natural, por meio de claraboias, diminuindo a necessidade de luz elétrica durante o dia e, por consequência, o impacto ambiental. A empresa também investiu em aquecimento solar da água utilizada em lavatórios e rampas de lavagem de peças e veículos. Um novo equipamento adquirido é o evaporador de vácuo, capaz de tratar aproximadamente 2 mil litros por dia. A água com óleos, graxas e outros contaminantes fósseis passa pelo evaporador, que concentra essas substâncias nocivas e gera água limpa para reutilização na lavagem de peças. O reaproveitamento chega a 95%.

O novo sistema de lubrificação aéreo é uma solução ecologicamente correta, evita desperdícios, agiliza a eficiência no abastecimento dos veículos e recolhe o óleo descartado por meio de um sistema aéreo de sucção. São 12 pontos de abastecimento instalados na oficina, todos com controle digital. “Investimos pesado em tecnologia e maquinário. Agora temos um sistema de lubrificação por alimentação aérea e controle digital, permitindo a troca de cada tipo de óleo na quantidade exata indicada pelo fabricante, sem desperdício ou sujeira”, diz Zanette.
Ainda segundo o diretor, outra exclusividade da nova Brasdiesel são as pontes rolantes com capacidade para cinco toneladas de carga. “Elas oferecem segurança, praticidade, economia e agilidade para reforma do trem de força do caminhão. Também passamos a contar com plataformas para elevar cavalos mecânicos e realizar manutenção em qualquer lugar da oficina.”

Por: Redação Na Boléia

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