Saiba como agir em casos de acidentes de trânsito

Data: 25 de fevereiro de 2019

2-1-25022019-minSeja apenas uma pane, uma batida de leve ou uma ocorrência grave, com vítimas, incidentes no trânsito sempre causam aborrecimentos. Por isso, é fundamental que você saiba quais são os procedimentos básicos nesse momento delicado. Independentemente das condições impostas, é preciso saber lidar com os imprevistos a fim de garantir a segurança coletiva e pessoal. Veja as recomendações do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária):

1. Mantenha a calma. Ligue o pisca-alerta e sinalize com o triângulo em uma distância segura de no mínimo 30 metros. Em caso de acidente com vítimas, acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e a Polícia Militar (190).

2. Não deixe de prestar socorro. A omissão é considerada uma infração gravíssima, com penalidade de suspensão do direito de dirigir, passível de detenção de seis meses a um ano.

3. Aguarde o serviço de resgate. Não mexa nas pessoas machucadas. Mesmo que a vítima pareça estar em boas condições, espere até que o serviço de resgate chegue para realizar o atendimento, pois qualquer movimentação pode agravar uma lesão. Só remova a vítima se houver risco de incêndio.

4. Tem vítima? Não mexa no carro. Em acidentes com vítimas, não movimente o carro, pois pode haver risco de explosão. Mexer num veículo acidentado nessa situação é infração gravíssima de acordo com o artigo 176 do Código de Trânsito Brasileiro.

5. Não tem vítima? Tire o veículo da pista. Em caso de acidentes sem vítimas e se o carro estiver em condições de rodar, retire o veículo da pista, pois a obstrução da via é considerada infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 178.

6. Acione sua seguradora. E faça boletim de ocorrência.

Por: Redação Na Boléia

Data: 25 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.