02-12062017Uma transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca, é a novidade da ZF. Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado, que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e microônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil. Para sua homologação, foram realizados intensos testes de durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear down para avaliar a robustez dos componentes internos. Além disso, foram ainda executados testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.

A viabilização da produção no Brasil ocorreu com a implantação de uma nova linha de montagem, equipada com ferramentas de última geração, na planta de Sorocaba, SP. A linha é exclusiva para a produção da nova transmissão, que faz parte da família destinada a esta faixa de aplicação, e está em operação desde setembro do ano passado. Integram a família as transmissões 6S-420 e 6S-450.

De acordo com Sivio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia. Outras montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.