Ford apresenta novo caminhão semiautônomo e boné alerta

Data: 11 de outubro de 2017
Lyle Watters

Lyle Watters

Para celebrar os 60 anos de produção do caminhão F-600 no Brasil, a Ford anunciou o lançamento do Cargo Connect, um novo caminhão com configuração 8×2 e tecnologias semiautônomas. A novidade estará exposta na Fenatran, feira que acontece de 16 a 20 de outubro, em São Paulo, juntamente com todo portfólio de produtos da marca, em um estande de 2.200 metros.

Na ocasião, a empresa também apresentou o “Boné Alerta” voltado para a proteção do motorista e prevenção de acidentes. Projeto brasileiro, o Boné Alerta se assemelha a um boné comum, mas conta com recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança. Dessa forma, nos primeiros sinais de sono ao volante, o sistema alerta que é preciso fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.

O produto funciona com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência. O boné alerta ainda não tem data para lançamento.

O evento também contou com a presença especial do ator Marco Pigossi, que faz o papel de um caminhoneiro numa das principais novelas da TV brasileira, atualmente no ar.

Marco Pigossi

Marco Pigossi

“Aproveitamos a comemoração deste importante marco de 60 anos para reafirmar o nosso compromisso com o negócio de caminhões no Brasil e na América do Sul”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Cargo Connect

Entre as inovações do Cargo Connect constam novas tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que garantem um novo patamar de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. O veículo é montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, e possui uma série de recursos semiautônomos.

Na área de segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.

Outras tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

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Por: Redação Na Boléia

Data: 11 de outubro de 2017

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