2-18072016-2Com o objetivo de tornar o setor de transportes independente de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, o governo sueco está investindo em inovação. O país inaugurou a primeira autoestrada elétrica do planeta. O trecho ao Norte da capital, Estocolmo, ainda em fase de testes, é o início de um projeto para reduzir as emissões de gases estufa de caminhões.
Funcionando inicialmente em um trajeto de dois quilômetros, a tecnologia condutora foi desenvolvida pela Siemens com a Scania fornecendo os caminhões G 360 4×2 movidos à eletricidade, que irão operar em condições reais de tráfego.

Para circular na via elétrica, os veículos Scania receberam um pantógrafo e um coletor de energia na parte posterior da cabine. Assim que os caminhões saem do trecho eletrificado, o pantógrafo é desligado e a energia passa a ser fornecida pelo propulsor de 9.0 litros de 364 cv movido a biodiesel, que trabalha ligado ao motor elétrico de 130KW e 107,1 kgfm de torque movido à bateria.
Enquanto está conectado à rede, o caminhão não pode passar de 90km/h. Caso precise fazer uma ultrapassagem, o motorista pode sair de sua pista, desconectando-se dos fios de eletricidade e voltando a se movimentar por diesel, e retornar à rede mais à frente.

A estrada elétrica é um componente fundamental para alcançar a meta ambiciosa de uma frota de veículos eficientes e livre de combustíveis fósseis até 2030 na Suécia. E, enquanto os veículos estão anexados à rede elétrica, eles não emitem dióxido de carbono e continuam rodando com eficiência.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.