Dia 28 começa em Piracicaba competição estudantil de carros

Data: 21 de novembro de 2018

2-1-21112018-minEntre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, Piracicaba/SP receberá 69 veículos de alto desempenho (52 a combustão e 17 elétricos) para a 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Os carros são projetados e construídos por mais de 1.000 estudantes de diversos campos da engenharia, sob a orientação de professores dentro das instituições de ensino. Disputam a competição universitários do Brasil (11 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Colômbia, Peru, Venezuela e México).

A competição exige habilidades dos participantes, que viajam com os carros para serem avaliados em diversas provas, sob o olhar de juízes, que são engenheiros das indústrias automobilísticas.

As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria Combustão e uma da categoria Elétrico – irão representar o Brasil em competições mundiais, nos Estados Unidos, onde o País é bicampeão na categoria elétrica e integrou o grupo Top Ten duas vezes na categoria combustão. O melhor dia para o público é domingo, quando ocorre a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista de obstáculos que exige muito dos carros e pilotos e rende imagens que valem à pena. É um show de adrenalina, com carros de alto desempenho construídos por graduandos das melhores universidades do País.

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

Por: Redação Na Boléia

Data: 21 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.