Detran.SP passa a receber indicação de condutor infrator pela internet

Data: 22 de junho de 2016

4-23062016Agora o cidadão que receber uma autuação por uma infração cometida por outro motorista com seu veículo pode indicar o real condutor ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) de forma 100% online por meio do portal www.detran.sp.gov.br. Será possível também acompanhar o andamento da análise e o motivo da recusa, quando o for caso. Esse é o 27º serviço eletrônico disponibilizado pelo Detran.SP. Solicitação de 2ª via da habilitação, recurso de multas, consulta de débitos e restrições de veículos são algumas das questões que podem ser resolvidas facilmente pela internet (leia mais abaixo).

Se o veículo é conduzido por mais de uma pessoa, cabe ao proprietário indicar ao órgão autuador qual motorista dirigia no momento em que a autuação foi registrada, caso a infração não tenha sido cometida por ele. Isso permite que os pontos sejam inseridos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta. Do contrário, o dono do veículo será considerado o responsável pela infração e receberá os pontos. Cabe salientar que a multa é sempre vinculada ao cadastro do veículo e cobrada do proprietário legal do bem.

A tecnologia também é utilizada para conferir mais segurança e garantir a legitimidade ao processo. O Detran.SP vai verificar se a assinatura e a imagem da foto que constam na CNH do condutor indicado pelo proprietário correspondem às registradas no sistema de coleta biométrica, realizada em todo cadastro para 1ª habilitação, renovação, mudança e adição de categoria.
Além de facilitar a vida do cidadão, migrar o serviço da forma manual para a digital visa tornar o processamento da indicação de condutor mais rápido, seguro e transparente.
Com a implantação do serviço digital de indicação de condutor, o Detran.SP centralizará a análise e o processamento em sua sede administrativa, no Centro de São Paulo. Mesmo se o cidadão optar pelo serviço presencial em uma unidade de trânsito, os documentos entregues são digitalizados e inseridos no Sistema Integrado de Multas (SIM), por meio do qual as informações são confrontadas.

“Nosso objetivo é evitar fraudes. Nenhum cidadão deve aceitar receber a pontuação de uma infração que não foi cometida por ele, pois isso pode caracterizar crime de falsidade ideológica. Nesse caso, os envolvidos respondem na Justiça e podem ser presos por um período que varia de um a cinco anos”, ressalta Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Por: Redação Na Boléia

Data: 22 de junho de 2016

2 thoughts on “Detran.SP passa a receber indicação de condutor infrator pela internet”

  1. Luiz Alberto Rodrigues Felicio disse:

    Seria muito interessante se as notificações realmente chegassem aos endereços pois na grande maioria das vezes só se sabe da multa quando do licenciamento.
    Em 2013 fui pego por um radar na Rio Bahia e somente hj fiquei sabendo que estou em debito com esta multa.

  2. Raquel disse:

    Caro Luiz, a rigor, os Detrans dos Estados atuam interligados, até para informar os motoristas sobre as multas recebidas. O Detran informa que, caso o motorista não tenha recebido em seu endereço a correspondência com a notificação, pode ter sido por inconsistência de dados (às vezes, mudança de endereço, ou outras informações incorretas). Se isso não proceder, pode ter havido algum problema nos Correios. Ou seja, segundo o órgão, você deveria ter sido informado a respeito da autuação. Para saber mais sobre isso, você pode entrar em contato com o Detran da Bahia: http://www.sac.ba.gov.br/; ou pelo Telefone: 0800 071 5353. Obrigada pelos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.