Aplicativo melhora trânsito na volta às aulas

Data: 28 de julho de 2016

2-28072016Parar em fila dupla, estacionar em vagas de uso exclusivo, contribuir com a formação de engarrafamentos, dentre outros transtornos, são cenas comuns em frente às escolas durante o período levito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que, no reinicio das aulas (fevereiro e julho), há um crescimento no trânsito de quase 50% ao redor das instituições.

Para um retorno mais tranquilo, que já acontece nas próximas semanas, muitcolégios têm estimulado pais e responsáveis a instalar, em seus tablets ou smartphones, aplicativos que conseguem agilizar o horário de saída para quem vai buscar os filhos de carro.

O Filho sem Fila, principal app do mercado com esse objetivo, funciona em 87 escolas do país e já conseguiu reduzir o tempo de espera no momento da saída em 75%. Segundo dados da empresa, o processo da maioria das escolas beneficiadas demorava, em média, 20 minutos. Com o sistema, esse tempo tem caído para cerca de 5 minutos.

O app já é utilizado por colégios como São Luis, em São Paulo, São José, em Minas e CEI, em Natal, e está em funcionamento desde fevereiro de 2014. Beneficia mais de 25 mil alunos e tem 45 mil pais e responsáveis cadastrados utilizando a plataforma de maneira gratuita, uma vez que o investimento fica por conta da escola.

Ele funciona de maneira simples, conforme explica Leo Gmeiner, à frente da Filho sem Fila. Antes de sair de casa ou do trabalho para buscar seus filhos, pais e mães só precisam ativar o app com um toque. Depois, quando se aproximam da escola, um aviso é enviado automaticamente para o colégio, que pode preparar as crianças para a saída com antecedência e deixá-las prontas para o embarque.

Segurança – Além de agilidade, o app tem como objetivo garantir a segurança dos pais e crianças que o utilizam. Evitando a formação de filas duplas, os alunos não precisam se arriscar atravessando vias movimentadas. Já os pais, que passam menos tempo aguardando, ficam menos sujeitos a abordagens e assaltos.

Organização – Escolas que possuem mais de um horário de saída também encontram no Filho sem Fila uma interessante e silenciosa solução: ao invés de fazer uso de microfone e atrapalhar as salas que ainda estão em aula, o sistema permite ser configurado nos televisores da instituição, de modo que os próprios alunos se vejam e se dirijam à saída. No caso dos colégios que possuem mais de uma portaria, o app pode, também, ser configurado para organizá-las separadamente no momento da saída, sem confusão.

O aplicativo conta, ainda, com uma outra funcionalidade – uma espécie de agenda virtual. Pelo smartphone, os pais e diretores da escola conseguem agendar reuniões, enviar e receber circulares e comunicados.

Sobre o Filho sem Fila

Idealizado e desenvolvido em 2013, o Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes das escolas na saída de alunos. Está presente em mais 80 escolas, em mais de 30 cidades de 10 Estados brasileiros, nas quais promove economia média de 30 horas/ano para cada pai que usa o sistema diariamente. São mais de 25 mil estudantes e 45 mil pais ou responsáveis usuários do sistema

Por: Redação Na Boléia

Data: 28 de julho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.