Alta tecnologia marca a nova geração da Sprinter

Data: 13 de dezembro de 2017

2-1-13122017A divisão Mercedes-Benz Vans marcou presença no Sprinter Innovation Campus, realizado em Stuttgart, na Alemanha, onde mostrou as novidades da Sprinter, que no Brasil está disponível nos modelos Sprinter furgão, chassi com cabina e van de passageiros.

Desenvolvimentos que incluem soluções de conectividade entrarão em produção em série, pela primeira vez, com a nova Sprinter, na primavera europeia de 2018.

Em sua terceira geração, a fundadora do segmento, terá conexão à Internet, escalabilidade, soluções de hardware individuais para o compartimento de carga e sua combinação com serviços de compartilhamento e aluguel tornam a Sprinter o primeiro sistema integrado de soluções. A integração dessas inovações é orientada exclusivamente para explorar benefícios aos clientes em setores individuais e será uma grande contribuição para gestores e motoristas em seu trabalho diário.

Desde seu lançamento no mercado, em 1995, a Sprinter tem definido o segmento das large vans nos mais diversos campos, além de satisfazer a clientes em mais de 130 países. Com vendas até o presente de 3,3 milhões de unidades, a Sprinter está entre os comerciais leves mais vendidos e é o best-seller da Mercedes-Benz, a fabricante de vans de sucesso global.

2-2-13122017Foco em desenvolvimento
A iniciativa de futuro adVANce significa a transformação da Mercedes-Benz Vans de fabricante de veículos em provedora de soluções de transporte e mobilidade totalmente integradas. O desenvolvimento de produtos e serviços é moldado por cinco campos de inovação: digital@vans tem como foco principal a conectividade e a interligação digital de veículos. solutions@vans foca no desenvolvimento de soluções de hardware para tornar os negócios dos clientes mais eficientes. A área de rental@vans é centrada em modelos de aluguel inovadores, enquanto a sharing@vans reúne novos conceitos no campo do transporte público de passageiros. eDrive@vans dá um enfoque completo à mobilidade elétrica.

Operadores de frotas
As megatendências de digitalização e urbanização impõem desafios extremos às empresas e aos operadores de frotas. O mercado para serviços de courier e entregas normais ou expressas, por exemplo, se caracteriza por prazos de entrega apertados e alta pressão nos custos. A entrega de um dia para o outro já é padrão no varejo on-line, enquanto a entrega de mercadorias no dia da compra, no segmento da alimentação, está ganhando uma participação crescente no mercado.

Para sobreviver nesse ambiente altamente competitivo, as frotas precisam ser mais integradas do que nunca aos processos corporativos. Isso abre espaço para a crescente gama de aplicações para veículos inteligentes, que têm que desempenhar um papel ainda maior para ajudar a manter as empresas com necessidades específicas de transporte competitivas e bem-sucedidas.

Desenvolvimentos inovadores passam a cobrir a máxima flexibilidade e integração do veículo à infraestrutura de tecnologia da informação corporativa e aos sistemas de controle de estoques. Dessa forma, o ganho é verificado ao longo de toda a cadeia de valor agregado para a frota. O veículo se torna parte da Internet das Coisas. A Sprinter se enquadra nesse contexto como uma solução integrada.

2-3-13122017Mercedes PRO connect
Soluções de interconexão e telemática desempenham um papel instrumental na otimização da frota. Melhoras na eficiência resultam, por exemplo, do controle muito organizado e facilmente gerenciado que, por sua vez, pode vir do claro acompanhamento dos deslocamentos do veículo e da disponibilidade de todos os dados econômicos fundamentais. A comunicação contínua entre o gerenciamento da frota e o motorista e as funções de indicação antecipada para manutenção e reparos facilitam ainda mais o trabalho diário. O que anteriormente se limitava a soluções isoladas para empresas de grande porte com frotas igualmente grandes, agora está sendo apresentado para médias e pequenas frotas. Após o lançamento da solução adaptável “Mercedes PRO Adapter”, em setembro de 2017, a solução de fábrica totalmente integrada ao veículo é apresentada agora, pela primeira vez, a bordo da Sprinter.

Os serviços centrais incluem o estado do veículo, comunicação com a frota, gerenciamento de manutenção, recuperação de acidentes e um registro digital do veículo. Todos os serviços de rede são reunidos pelo Mercedes PRO connect. O serviço baseado na web para frotistas, desde pequenas empresas comerciais a grandes clientes, conecta o administrador com todos os veículos e motoristas por meio da ferramenta de gerenciamento de veículos. Isso permite que os trabalhos sejam gerenciados de forma online e que informações como localização, nível do combustível ou intervalos de manutenção possam ser recebidas virtualmente em tempo real. Fácil de usar, essa ferramenta disponibiliza ao gestor uma visão completa da frota.

A interconexão inteligente e a interpretação dos dados possibilitam novos serviços, que geram valor adicional para o cliente. Um dos tópicos mais importantes quanto ao futuro é a interconexão do compartimento de carga. Ela permite que o motorista e o gerente da frota tenham uma visão dos itens a bordo em tempo real nas viagens de entrega, por exemplo. O Mercedes PRO connect compartilha os dados coletados no veículo com os gestores de frotas por meio de uma infraestrutura na nuvem.

Por: Redação Na Boléia

Data: 13 de dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.