Volkswagen: sinergia no desenvolvimento de veículos elétricos
A VW Caminhões e Ônibus anunciou que o caminhão elétrico e-Delivery, que já está em testes em condições reais de operação em São Paulo, será o primeiro veículo pesado elétrico desenvolvido e produzido no Brasil.
No caminhão elétrico e-Delivery, a ideia é fazer o motorista se sentir em casa, ao entrar no veículo. O veículo conta com painel de instrumento, teclas e uma série de itens de cabine comuns ao caminhão e carros VW.
“Integrar componentes e ampliar a sinergia entre as empresas do Grupo Volkswagen permite aplicar a eletrificação de forma racional no portfólio, dos leves aos pesados, com o benefício do volume alto e excelente performance à redução de custos. Dessa forma a VW Caminhões e Ônibus reafirma seu pioneirismo como a primeira a desenvolver e produzir um caminhão elétrico no Brasil”, comenta Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.
A Volkswagen do Brasil planeja lançar seis modelos híbridos ou elétricos até 2023 na América do Sul. O Golf GTE, lançado no fim de 2019, é o primeiro modelo nessa estratégia de eletrificação na região.
O e-Delivery já rodou mais de 22 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na cidade de São Paulo. Graças a esse teste, segundo a fabricante, que começou na sequência ao anúncio, mais de 16 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais 5 mil litros de diesel. Além disso, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
Por: Redação Na Boléia