Seminário Scania aborda sustentabilidade e valorização do caminhoneiro
A visão da cadeia do transporte sobre a importância do caminhoneiro e seus impactos na sociedade foram temas abordados no Seminário da Scania.
No começo de junho, a Scania realizou em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) o seminário “O Motorista e a Sustentabilidade no Transporte”. As apresentações mostraram a visão de toda a cadeia do transporte sobre a importância do profissional que dirige um caminhão e seus impactos na sociedade, e a necessidade do treinamento e da atualização constante.
O seminário fez parte do lançamento da competição Scania Driver Competitions 2016. Nos painéis e na plateia estiveram presentes condutores, transportadores, embarcadores e representantes de entidades de classe e escolas de formação.
O primeiro painel – “Do insumo ao consumo: O papel do motorista na cadeia de transporte” – teve uma palestra de Ana Jarrouge, coordenadora nacional do programa Comjovem da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). De acordo com ela, nem todas as transportadoras valorizam como deveriam o motorista de caminhão. “Eles precisam receber constantemente novas informações, pois para ser condutor de um veículo comercial é necessário preparo adequado. E o profissional também deve ter consciência de que com mais treinamento qualificado ele arruma emprego.”
O segundo painel abordou “O motorista como pilar fundamental para o gerenciamento de custos”. A apresentação foi de Manoel Carvalho Filho, professor de Custos na Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet). Segundo a Fabet, um condutor treinado pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e em até 47% o índice de acidentes nas rodovias.
Scania Driver Competitions
Na ocasião, a empresa também apresentou a nova edição latino-americana do Scania Driver Competitions, cujo vencedor será premiado com um Scania 0km. As inscrições vão até 31 de agosto. A única forma de se inscrever é pela internet, pelo site www.scaniasdc.com.br ou por aplicativo. Só podem participar profissionais com carteira de habilitação categoria E. O regulamento completo está disponível no portal oficial. Após o cadastro ser efetivado, o motorista será avaliado em duas fases online. Para auxílio e treinamento, o candidato terá acesso gratuito a uma biblioteca virtual, que permanecerá liberada mesmo após o fim do torneio. A terceira fase será realizada em setembro e outubro. Os 60 melhores disputam as semifinais e a final de 8 a 10 de novembro.
Os três primeiros da final brasileira estarão credenciados para a final América Latina com os três melhores motoristas de caminhão da Argentina, do Chile e do Peru. Esses 12 profissionais duelam no Brasil, nos dias 26 e 27 de novembro. O prêmio máximo será um caminhão Scania StreamlineHighline R440 6x2zero km.
Por: Redação Na Boléia