Scania oferece o melhor de todos os tempos no IAA 2016
A Scania está presente no Salão Internacional do Transporte (IAA), realizado até dia 29 de setembro, em Hannover, na Alemanha, apresentando a sua nova linha de caminhões, que foi lançada no mês passado, em Parias, a França.
As atrações no estande incluem quatro caminhões de nova geração, bem como uma cabine cortada em que pode ser vista toda sua parte interior. A linha de produtos existente – apelidada de “a melhor de todas”– será fabricada em paralelo com a nova geração, portanto, está presente também no estande. O principal representante da geração atual é um caminhão florestal topo de linha da série Crown Edition.
Também está em exposição no estande veículos e serviços que servem como exemplos tangíveis do objetivo claramente articulado da Scania e a proposição do cliente sobre transporte sustentável. Isso inclui um veículo a gás que usa gás natural liquefeito (GNL) e tem capacidade para longos trechos de condução, bem como um caminhão híbrido exclusivo da Scania que combina Euro 6 e operação com óleo vegetal tratado com hidrogênio (HVO) livre de emissão e ruído, dirigindo com eletricidade pura.
A nova geração de cabines, projetada pelos designers internos da própria fabricante, logo à primeira vista deixa evidente que se trata de um veículo Scania. A linguagem do design comunica uma sensação futurista e a autoridade e presença que sempre caracterizaram os projetos da Scania. Não há elementos compartilhados com a geração atual, mas todas as características positivas pelas quais os caminhões Scania são conhecidos foram incorporadas e refinadas.
Quando todas as variantes estiverem prontas, nada menos que 24 diferentes cabines de base estarão disponíveis, como parte do sistema de produção modular Scania. Isso torna possível criar soluções otimizadas e sustentáveis para qualquer tipo de cliente, independentemente de o foco ser a economia de combustível, os mais altos níveis de conforto ou a capacidade de carga máxima.
A cabine S – projetada para os usuários mais exigentes
Independentemente da escolha por uma cabine R ou S, todos os clientes agora vão ter mais espaço interior do que anteriormente. Isso em parte é o resultado de um conjunto de novidades mais eficientes, que contribui para as cabines da nova geração serem agora pouco mais de cinco centímetros mais longas internamente. A altura do teto também está maior. O novo padrão é 10 centímetros mais alto do que o atual. Nas cabines R e S mais altas a altura do teto foi aumentada em 16 centímetros.
Um conjunto de quatro degraus de entrada, de fácil utilização e ergonomicamente projetado, conduz até a cabine S, um espaço de trabalho que a Scania está convencida de que será amado por todos os motoristas que tiverem a oportunidade de experimentá-lo.
Exclusivos airbags
A nova geração de cabines da Scania pode ser encomendada com cortinas laterais para acidentes de capotamento, que são integradas ao teto. Trata-se de uma tecnologia que nunca foi adotada em caminhões. Juntamente com o uso de cintos de segurança, essas cortinas são um recurso de segurança importante para a prevenção de acidentes comuns de caminhão. Um exemplo é o motorista ser ferido quando o caminhão capota após uma manobra evasiva forçada, que leva o veículo a sair da estrada onde não há capacidade suficiente para suportar a carga.
Além da nova linha de produtos, a fabricante está apresentando soluções customizadas para 36 aplicações diferentes como parte de seus esforços para ser sempre capaz de oferecer aos clientes as alternativas mais sustentáveis para cada tipo de serviço de transporte. Informações valiosas estão sendo continuamente obtidas em mais de 200 mil veículos Scania conectados atualmente em serviço.
“Com a introdução de nossa nova geração de caminhões, vamos priorizar ainda mais as oportunidades para clientes europeus conectados ganharem dinheiro por meio de seus investimentos em soluções da Scania”, diz Christopher Podgorski, vice-presidente mundial sênior de Caminhões da Scania. “Nosso foco em aplicações, soluções integradas, modularização e dados baseados no usuário nos torna líderes do setor. Com a ajuda dessas ferramentas, nossos vendedores – em diálogo com os clientes – podem adaptar soluções otimizadas com o potencial de rentabilidade ideal para todos os tipos de operações.”
Além disso, todos os motores Euro 6 na nova linha de caminhões da Scania são equipados com os novos sistemas de gerenciamento do motor e as conexões foram inteiramente retrabalhadas. Capacidade de resfriamento melhorada e outras alterações abrem caminho para uma economia adicional média de combustível de 3%. A Scania também está apresentando uma versão atualizada de 500 cv do seu motor de 13 litros. Enquanto isso, uma nova função no câmbio que está sendo apresentada significa que a caixa automatizada Scania Opticruise agora troca de marcha mais rápido, e oferece uma experiência de direção que é tão dinâmica quanto harmoniosa.
Todos os motores de 13 litros da Scania da nova versão de 500 cv dependem exclusivamente do SCR para pós-tratamento.
“As atualizações mais recentes reduzem o consumo de combustível em 3% nas nossas plataformas de motor a diesel na nova linha de caminhões,” diz Björn Fahlström, vice-presidente mundial de Caminhões da Scania. “Isso significa que motoristas de caminhões de longa distância podem obter uma solução de transmissão eficiente que é perfeitamente adequada aos compromissos de entregas que assumem”, acrescenta.
Os motoristas de longa distância também podem contar com uma economia adicional de cerca de 2% graças à grande atenção dada às melhorias de aerodinâmica.
“Comparado com o Scania Streamline atual, nossos caminhões de longa distância extremamente frugais com motores Euro 6 geralmente permitem uma redução de combustível de 5%”, diz Fahlström. “Para um caminhão de longa distância que percorre 150 mil quilômetros por ano, isso representa uma redução de aproximadamente 2.200 litros de diesel e um montante significativo em termos de custos de combustível reduzidos.”
Outro destaque na feira é o sistema de frenagem do eixo secundário como padrão nas caixas de engrenagem automatizadas Scania Opticruise, que a montadora está introduzindo. Junto com um software revisado para controle da transmissão, o sistema de frenagem do eixo secundário faz a transmissão intermediária e o eixo principal sincronizarem um com o outro significativamente mais rápido, o que significa que a marcha seguinte pode engatar quase imediatamente.
“Com o sistema de frenagem do eixo secundário, a caixa de engrenagem mais comum da Scania para caminhões de longa distância, a GRS 905, pode trocar a marcha em 0,4 segundos, no máximo,” diz Fahlström. “Isso faz o tempo de troca de marcha cair quase pela metade. Resulta, portanto, numa experiência de direção especial, com a transmissão funcionando de maneira extremamente harmoniosa.”
Por: Redação Na Boléia
Estes novos caminhões da Scania são mesmos umas super maquinas e com certeza deve ser um sonho dirigir uma destas super maquinas.
Um abraço