Scania lança planos de manutenção individualizados
A Scania apresentou o novo Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, que oferece pacotes de manutenção individualizados conforme a operação de cada unidade da frota. Nesta nova modalidade, o custo está atrelado à condução do veículo: o cliente que consumir menos diesel, conseguirá pagar tarifas menores por quilômetro rodado
Atenta às necessidades de seus clientes, a Scania lançou o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, uma solução global que oferece pacotes de manutenção individualizados conforme a operação de cada unidade da frota. O objetivo é garantir mais economia no custo por veículo, o que pode chegar até 16%, segundo a fabricante.
Nesta nova modalidade, o cliente que operar melhor os veículos e consumir menos diesel, conseguirá pagar tarifas menores por quilômetro rodado. Portanto, o custo está atrelado à condução do veículo.
O novo programa permite ainda que a gestão da manutenção da frota seja compartilhada, o que acontece por meio da comunicação entre fabricante, rede de concessionárias e veículo. Dessa forma, com essa conectividade, o próprio caminhão comunica ao sistema quando uma manutenção preventiva é necessária.
Isso é feito por meio dos Serviços Conectados, lançados pela Scania em janeiro de 2017, o que permite identificar diversas situações, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção necessários. Assim, é possível providenciar as paradas no momento correto, garantindo redução do custo por quilômetro rodado e, consequentemente, melhoria do resultado da empresa. Ou seja, o programa garante mais assertividade e previsibilidade da manutenção com a redução do tempo de parada na oficina.
“Esse lançamento comprova que os conceitos mais avançados de conectividade, transporte inteligente e sustentabilidade já estão disponíveis para o cliente brasileiro. É uma solução inédita para o setor de transportes, uma evolução que promove um novo jeito de oferecer serviços no mercado”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Outra característica do Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis é a versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado. Ao aderir ao prgrama, o cliente sabe exatamente o custo da manutenção preventiva por toda a vida útil do veículo, tornando a vigência ilimitada. Na prática, o cliente terá a liberdade de permanecer com ele o quanto desejar, sem burocracias.
O transportador que aderir ao Plano Flexível também contará com um importante diferencial no formato de pagamento. Ele passará a pagar apenas pelo que rodar.
Se o caminhão ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero, e assim proporcionalmente conforme a rodagem de cada unidade. Outra vantagem no pagamento é que a quilometragem passa a estar conectada ao consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente.
Facilidade na rede
O Programa com Planos Flexíveis permite à Casa Scania receber antecipadamente as informações sobre a data sugerida de atendimento e quais serviços serão necessários.
Com essa agilidade, a parada se torna customizada para o cliente e a concessionária passa a otimizar a operação na oficina com um planejamento ativo do controle dos agendamentos, entrada e saída dos caminhões, avaliação da utilização das peças, mais eficiência na seleção do time de mecânicos, para determinado atendimento, e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. Essa programação reduz em até 75% o tempo na oficina, em comparação aos veículos com paradas não planejadas.
Na Fenatran 2017, a Scania anunciará a disponibilidade do serviço para todos os transportadores com caminhões Euro 5, já equipados com o módulo Scania Communicator. A aquisição do Programa de Manutenção Scania (PMS) com Planos Flexíveis é válida para caminhões rodoviários e semipesados, novos ou usados, e não há limite de quilometragem.
A preparação da rede de concessionárias Scania para este novo patamar teve início em 2016, com a implantação do Processo Global de Serviços, um compilado das melhores práticas da Scania em todo o mundo.
O PMS é dividido por cinco categorias. O Premium (o produto mais completo do portfólio, que contempla manutenções preventiva, corretiva do trem de força e também todas as manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), Mais (contempla manutenção preventiva e todas as revisões e a mão de obra necessárias à realização das manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), Trem de Força (todas as revisões e manutenções corretivas das partes internas do motor, caixa de câmbio e diferencial), Standard (revisões previstas, e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas) e Compacto (troca de óleo, filtro e graxas com mão de obra inclusa).
O Standard e o Compacto também oferecem opção de pagamento por meio de parcela fixa mensal. Tem direito ao Scania Assistance (atendimento emergencial 24 horas) e checklist de mais de 70 itens, quem optar pelo Premium, Mais e Trem de Força.
Nova motorização
A Scania também está apresentando ao mercado brasileiro dois novos motores para a linha rodoviária, com 450 e 510 cavalos de potência. Com foco em rentabilidade, os novos motores foram desenvolvidos visando oferecer economia de combustível, melhor desempenho e maior velocidade média.
Os novos propulsores são de 13 litros, com seis cilindros em linha e a versão com 450 cavalos atinge a potência máxima a 1.900 rpm, com torque de 2.350Nm disponível entre 1.000 a 1.300 rpm. Na configuração com 510cv, o pico de potência é a 1.900 rpm, e o torque máximo de 2.550Nm está entre 1.000 a 1.300 rpm.
Os lançamentos também estarão disponíveis na Fenatran e estarão equipando os modelos R 450 e R 510. Os novos motores de 450 e 510 cavalos são uma ampliação da Linha R para o uso rodoviário, como cargas refrigeradas, segmento de cegonha, cargas líquidas, cargas perigosas (como gases, combustível e líquidos inflamáveis), container e graneleiro. Com o lançamento, a linha estradeira de 13 litros passa a ser composta por seis potências, sendo as duas novas em complemento às quatro atuais de 360cv, 400cv, 440cv e 480cv.
Todas as motorizações da Linha R são compatíveis com as configurações de rodas 6×2 e 6×4 e as cabines R Highline e Streamline. Com os seis propulsores disponíveis, o torque máximo da Scania está entre 1.850Nm, na motorização de 360cv, e 2.550Nm, na nova versão de 510cv.
Por: Redação Na Boléia