Scania apresenta soluções para mais eficiência no gerenciamento de operações logísticas
Com o objetivo de oferecer aos clientes soluções mais completas que contribuam para maior rentabilidade e mais eficiência no gerenciamento de operações logísticas, a Scania lançou no mercado os Serviços Conectados, um novo conceito de serviços que faz uso inteligente de dados do veículo e contempla uma parceria com a rede de concessionárias da marca. O produto já está disponível para mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo. No Brasil, os clientes poderão desfrutar da solução a partir de janeiro de 2017.
“Com os Serviços Conectados Scania, superamos a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas de nossos clientes. Nosso foco é promover ao transportador uma visão mais holística para que ele possa realizar a gestão mais eficiente da frota e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de modo progressivo”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.
Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam para a redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. O transportador e a Scania têm acesso a muitos dados do veículo e, por meio deles, pode identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.
“Ter acesso aos dados operacionais do veículo permite à Scania entregar ativamente soluções de transporte para a frota. Os Serviços Conectados significam um novo patamar na redução de custos operacionais e mais disponibilidade, aliados à diminuição das emissões de poluentes e CO2, um compromisso permanente da Scania. Refere-se a uma renovada maneira de pensar o transporte, com ainda mais inteligência”, explica Barral.
Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para veículos fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, também em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação. O mesmo vale para caminhões de outras marcas, que também poderão contar com a solução, a partir de uma avaliação individual.
O lançamento da Scania oferece ao mercado quatro ferramentas: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Além do serviço do Gestor de Frota.
O produto está disponível por meio de dois pacotes: Análise e Desempenho. O Análise é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. Com ele, tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática. O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços, que possibilita utilizar as informações de uso do veículo para planejar antecipadamente as paradas para manutenção. Por último, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das Casas Scania. Caso haja algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo.
O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal com um valor muito competitivo. Sairá cerca de R$ 200,00 por veículo. Ele incorpora os benefícios do pacote Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista.
“A sustentabilidade será um tema estratégico para as empresas nos próximos anos. Os embarcadores vão contratar empresas logísticas inseridas nesta filosofia. Na mudança para um mundo digitalizado e um setor de transporte mais sustentável, vamos manter o diálogo com clientes e embarcadores para uma cooperação constante. Os Serviços Conectados Scania vão ao encontro dessa nova realidade”, conclui Barral.
Por: Redação Na Boléia