São Paulo aprova nova lei para incentivar uso de carros elétricos
No início desta semana, na terça-feira (8), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou o projeto de lei 0054/2021, que permite aos compradores de veículos elétricos e híbridos descontar os créditos de IPVA a que têm direito por débitos de IPTU. A medida torna ainda mais abrangente a Política Municipal de Incentivo ao Uso de Carros Elétricos ou movidos a Hidrogênio, transformada em lei em 2014.
Em abril de 2021, ainda sob a gestão de Bruno Covas, São Paulo já havia aprovado outra importante lei sobre mobilidade elétrica: a que obriga que os novos prédios construídos na cidade instalem pontos de recarga para veículos elétricos em seus espaços.
“São Paulo já percebeu que a transição dos carros a combustão (movidos a gasolina) para os veículos elétricos é inevitável e está se preparando para o futuro próximo. O Brasil, de forma geral, ainda está um pouco atrasado em comparação a outros países, mas sabemos que ao fim dessa década a quantidade de carros elétricos no país será muito representativa“, analisa Raphael Pintão, sócio fundador da NeoCharge, distribuidora de soluções de infraestrutura de recarga para veículos elétricos.
“Não se trata apenas de sustentabilidade. Os veículos elétricos são mais práticos que os movidos a gasolina e são essenciais para que em um futuro breve tenhamos carros autônomos, entre outras tecnologias. Além disso, os componentes de produção dos carros elétricos estão cada vez mais baratos e o custo-benefício desses automóveis é cada vez maior“, acrescenta Raphael Pintão.
“Diversas montadoras já anunciaram que vão parar de produzir carros movidos a combustíveis fósseis nos próximos 5 anos e é importante que todo o Brasil passe a adotar medidas como essa de São Paulo, para incentivar a produção e compra de veículos elétricos, impedindo também que fabricantes de carro saiam do país“, finaliza o executivo da NeoCharge.
Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) a venda de carros movidos a energia elétrica quase dobrou no Brasil em 2020, mesmo em meio à pandemia de Covid-19: foram 19.745 veículos elétricos ou híbridos comercializados em 2020, ante 11.858 em 2019.
Por Redação Na Boléia