REVISTA – Scania completa 60 anos de Brasil e lança edição especial
Em julho de 2017, a empresa completa 60 anos de sua entrada ao mercado brasileiro. Para começar as celebrações, a marca lança uma Edição Especial 60 anos, que homenageia o caminhão 113, um dos modelos mais famosos das estradas
Há seis décadas, a fabricante de caminhões sueca, Scania, chegava ao solo brasileiro. Em julho de 2017, a empresa completa 60 anos de sua entrada ao mercado nacional. Para começar as celebrações, a marca lança uma Edição Especial 60 anos, que homenageia o caminhão 113, um dos modelos mais famosos das estradas. Além disso, estão programadas ações e eventos, dentro e fora da fábrica de São Bernardo do Campo/SP, para recontar a sua evolução e contribuição à história da indústria automotiva.
Hoje, a Scania é uma das principais montadoras do País. Desde o desembarque no Brasil, passando pela constituição do primeiro nome Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel, do escritório na Líbero Badaró, a mudança para São Bernardo, a empresa tem uma trajetória de sucesso, marcada por uma engenharia de ponta, pelo reconhecimento da qualidade dos produtos, ampla rede de concessionárias e pelo foco na necessidade do cliente.
“Acreditamos, investimos e conquistamos um espaço na história da indústria e do transporte nacional. Somos movidos a desafios, e escolhemos esse momento para reforçar nossa jornada em direção a sermos parceiros para a transição para um sistema de transporte sustentável”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.
Conforme Barral, a fábrica brasileira é um espelho da matriz, na Suécia, e única além dela que produz o veículo completo, com todos os componentes. “Somados a isso estamos em um país de dimensões continentais com um potencial para transporte imenso. Por isso, asseguramos o nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil e visão de longo prazo”, diz.
Segundo Barral, celebrar as seis décadas de conquistas no Brasil significa rememorar o passado com a perspectiva de futuro. “Isso faz parte do nosso DNA. Por isso, somos pioneiros em diversos aspectos. Entregamos soluções no presente, que antecipam o amanhã do transporte. Temos orgulho de termos vivido a evolução do mercado em parceria com nossos clientes. Escrevemos juntos essa história e estamos trabalhando para oferecer o melhor hoje e nos próximos 10, 20 ou muitos anos à frente”, acrescenta.
Ele lembra que a Scania sempre esteve presente onde havia demanda por transporte de cargas e de passageiros. Foi assim em importantes marcos do progresso de País, como a construção de Brasília e de tantos outros fatos que transformaram o setor, como a integração entre veículos e serviços, a criação de tendências de produtos e tecnologias, o pioneirismo na caixa automatizada, os primeiros caminhões a etanol e o recente, e inédito, ônibus movido a GNV/biometano. “O que a Scania fez e faz agora, certamente, não será o mesmo dentro de 60 anos. É preciso inovar, imaginar o futuro do transporte e transformá-lo”, ressalta Barral.
Hoje, a Scania conta com uma rede de concessionárias com mais de 120 pontos de atendimento, que cobrem todo o território nacional.
Edição Especial
A Scania é reconhecida por lançar no mercado séries ou edições especiais comemorativas, que fazem grande sucesso. Para celebrar os 60 anos de Brasil não seria diferente. Já está sendo comercializada a oitava delas, a Edição Especial 60 anos, que traz uma homenagem ao lendário Scania 113, lançado em 1991, e um dos caminhões mais famosos das estradas.
Para representar o 113, foram escolhidos os modelos R 440 (6×2, 6×4 e 8×2) e R 480 (6×4), de versões Highline Streamline. A cor é a mesma, a emblemática azul celeste do 113. Outra marca do antigo modelo e revivida são as icônicas faixas laterais nas cores rosa, lilás e roxa. São duas opções de aquisição, o pacote Clássico (faróis de xenôn, geladeira e outros atributos) e o Clássico Estilo (adicionando rodas de alumínio polido, volante e assentos de couro e painel color plus).
A Edição Especial 60 anos oferece condições diferenciadas de aquisição. O financiamento pode ser feito com entrada parcelada em até 12 vezes, limitada a 30%, e taxa de 1,29% ao mês. O valor do seguro tem desconto de 5%. Além de três anos de garantia com o programa de manutenção Standard (que inclui revisões previstas, e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas).
Atenta às tendências globais de utilização da conectividade e foco em eficiência, a Scania também disponibiliza na Edição Especial 60 anos, os Serviços Conectados. Esta solução ajuda o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo. O pacote integrado é o Análise, e válido por dez anos. Basta o cliente ir até uma concessionária da marca e ativar o módulo Communicator. O Análise oferece visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais e Portal de Gestão de Frotas para planejar antecipadamente as paradas de manutenção. Além de envio de diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance, serviço 24 horas, que, em caso de algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo.
Novo comando
Com o objetivo de aumentar a rentabilidade dos clientes com soluções de transporte sustentável, a Scania apresentou Mats Gunnarsson como novo presidente que irá comandar as operações comerciais da companhia na região das Américas.
O executivo será responsável pelas unidades de negócio da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Estados Unidos, países onde a Scania conta com mais de 600 pontos de serviços e ampla participação de mercado.
Com vasta experiência internacional no setor de transporte, Gunnarsson iniciou a carreira na Scania no ano de 1992, na Suécia. No início dos anos 2000, foi diretor-geral da Scania em Luxemburgo e na Argentina. Entre 2003 e 2009, trabalhou no Grupo Volkswagen e no Banco de Investimento Europeu de Luxemburgo, até retornar para a Scania para ser vice-presidente sênior de Vendas de Veículos e Suporte Logístico na Suécia. Desde 2011, atuava como presidente da multinacional sueca na França, mercado que terminou o ano de 2016 como o terceiro maior do mundo em vendas de caminhões para a Scania.
“Comandar a região das Américas será um grande e gratificante desafio. Aqui estão, entre outros, o maior mercado do mundo para a Scania, o Brasil, o principal de ônibus, o México, e um dos mais promissores em nível global, a Colômbia. Trabalharemos com foco em aumentar a rentabilidade de nossos clientes, melhorar o desempenho da rede de serviços na região, e posicionar a Scania como líder em soluções de transporte sustentável”, afirma Gunnarsson.
Engenheiro Mecânico pelo KTH Royal Institute of Technology da Suécia com Mestrado em Economia pela Universidade de Estocolmo, Gunnarsson fala inglês, francês, espanhol e português. Desde São Bernardo do Campo, São Paulo, ele comanda a Scania Commercial Operations Americas desde 1º de março. Sueco, substitui nesta posição o compatriota Martin Ståhlberg, que assumiu a presidência da Scania Commercial Operations Europe, depois de cinco anos e meio à frente da região Américas.
Por: Redação Na Boléia