Revista: Os desafios de entregar mais e melhor
As ferramentas tecnológicas deixam a gestão de entregas eficiente. Você sabe, exatamente, quando a mercadoria saiu, em que ponto da entrega ela está e quando ela foi entregue
Entregar mais e melhor é o atual desafio na área de gestão de transportes e logística dos armazéns. Seus gestores se veem obrigados a lidar simultaneamente, e de forma eficaz, com uma grande quantidade de problemas que atrapalham o bom andamento dos negócios. Um destes percalços é a atual situação das estradas brasileiras.
E não é para menos. De acordo com a Confederação Nacional do Transportes (CNT), 61,8% das estradas do País estão em condições regular, ruim ou péssima. Por causa desta precariedade, o frete pago pelo brasileiro é caro, impactando na alta dos preços de todos os artigos transportados pelas rodovias, a começar pelo mais básico, que são os alimentos.
Junto às péssimas condições da infraestrutura rodoviária brasileira, outro desafio a ser driblado pelo gestor de transporte é o aumento alarmante de casos de roubo de cargas nas estradas federais. Fenômeno crescente nas rodovias, principalmente nas que estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o roubo de cargas causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, de 2011 a 2016, fechando o período com quase 100 mil casos, segundo dados Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Para se ter ideia, um roubo de caminhão acontece a cada 23 minutos em todo o território nacional.
Todos estes exemplos evidenciam que a responsabilidade prática do atual gestor de transportes e logística está na capacidade de gerir os diversos problemas, que se apresentam no setor atacadista distribuidor. Para criar processos flexíveis, capazes de acompanhar as constantes mudanças impostas (ou não) do mercado, o uso de tecnologias móveis é a saída para uma otimização logística de sucesso.
As ferramentas tecnológicas deixam a gestão de entregas eficiente. Você sabe, exatamente, quando a mercadoria saiu, em que ponto da entrega ela está e quando ela foi entregue. Isso melhora o planejamento das rotas e distribui o trabalho entre o time, além de passar confiança para o cliente ao perceber que seu pedido não está solto.
Para potencializar a segurança da frota e do caminheiro, um controle por meio de geolocalização é bem-vindo. Sem a necessidade de instalar rastreadores físicos para acompanhar o desempenho dos veículos e motoristas, o sistema realiza o monitoramento via GPS dos smartphones, rastreando toda a rota. Ademais, a tecnologia de roteirização ajuda a economizar combustível e provém informações que apóiam no aumento da produtividade e da segurança da carga.
A tecnologia também proporciona um acompanhamento mais próximo das atividades do motorista. Quantas vezes o gestor de logística não foi surpreendido no retorno do veículo com as famosas devoluções? Ou a justificativa “Não deu tempo de fazer todas as entregas”?
Isso causa um grande transtorno na operação, pois a rota do próximo dia do veículo já pode estar planejada e o pedido que voltou tem de ser incluído junto com as mercadorias planejadas sem quebrar a roteirização prevista. Hoje, normalmente, o gestor só sabe dessas situações quando o veículo retorna para a base. Ao utilizar a tecnologia de acompanhamento eletrônico das entregas, essas situações já são sinalizadas pelo motorista ainda durante o trajeto. Isso possibilita que todas as tratativas possam ser realizadas de forma mais rápida, evitando surpresas no retorno do veículo.
Por Fabrício Santos – Gestor de oferta logística na Máxima Sistemas, que fornece soluções móveis para força de vendas, trade e logística para o setor atacado distribuidor.
Redação Na Boléia