Revista: MAN anuncia maior ciclo de investimentos em sua história no Brasil
O novo ciclo, que envolverá R$ 1,5 bilhão de investimentos, irá de 2017 a 2021, trazendo novos produtos, inovações de digitalização e conectividade e expansão internacional da marca
Depois de um ano difícil para todo o setor de transporte rodoviário de cargas, as empresas anunciaram, já no final de 2016, suas estratégias para tentar reverter a curva de queda nas vendas que trouxe prejuízos e muitas demissões.
Uma das empresas que revelou novos investimentos para os próximos anos foi a MAN Latin America. A montadora informou que a linha de caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, terá um novo ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história. Além de novos produtos direcionados a países emergentes, inovações de digitalização e conectividade serão oferecidas aos clientes da marca.
O anúncio foi feito em dezembro para autoridades do Governo Federal, em Brasília (DF), em cuja reunião estiveram presentes Andreas Renschler, CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, e Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Segundo a montadora, os recursos serão investidos na constante renovação de sua linha de produtos, na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende (RJ), em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional.
Este é o quinto ciclo consecutivo de investimentos no País e também o de maior valor. Os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, que confia na recuperação dos mercados latino-americanos.
“Acreditamos no Brasil e na força da economia. Os mercados emergentes sempre foram importantes em nossa estratégia de nos tornarmos líderes globais em caminhões e ônibus”, disse Andreas Renschler, em sua terceira visita ao Brasil como CEO da Volkswagen Truck & Bus.
O anúncio de investimentos coincide com duas importantes comemorações: os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e os 20 anos da fábrica de Resende, onde a companhia mantém o processo produtivo do Consórcio Modular com sete empresas parceiras.
“Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim, podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
::: Uma história de sucesso
Da chegada dos primeiros modelos de caminhões VW 11.130 e VW 13.130 ao anúncio de seu quinto ciclo de investimentos, a MAN Latin America soma 35 anos de uma história com grande sucesso. Ao longo desse tempo, mais de 870 mil caminhões e ônibus foram produzidos nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Resende (RJ). E a linha de produção de motores MAN D08 instalada na MWM em São Paulo se aproxima das 100 mil unidades.
A linha de produtos mais longeva e com maior volume é a dos caminhões Worker, com quase 430 mil unidades desde suas primeiras versões. Os produtos Constellation, lançados em 2006, já ultrapassam 200 mil veículos. A família de ônibus Volksbus acumula 137 mil chassis, e os caminhões leves Delivery se aproximam das 100 mil unidades.
O mais recente lançamento de uma linha completa de produtos da MAN LatinAmerica ocorreu em 2012, com a apresentação da linha de cavalos mecânicos MAN TGX: mais de 4 mil cavalos mecânicos da marca bávara já passaram pela linha de montagem de Resende. Ao todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a frotistas e transportadores autônomos.
Além da fábrica de Resende, desde 2004 a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.
::: Mais de 730 mil veículos produzidos
A fábrica de Resende está celebrando duas décadas de sucesso, com mais de 730 mil veículos produzidos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de Consórcio Modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados.
“O grande desafio inicial foi fazer com que os parceiros acreditassem numa ideia revolucionária, que requeria uma participação ativa, investimentos e dedicação para a construção de um novo modelo de negócio e produção. Desde o início da nossa história, desenvolvemos produtos sob medida para atender a novos segmentos e nichos de mercado. Acompanhamos continuamente as necessidades dos nossos clientes, e o Consórcio Modular traz maior flexibilidade e eficiência a esse atendimento”,
comenta Roberto Cortes.
Um novo caminhão ou chassi de ônibus pode sair pronto da linha de montagem a cada três minutos, após percorrer o percurso de produção. Esse ritmo é ditado pela demanda de mercado, ordem de pedidos dos clientes e escalonamento de veículos de alta e média complexidade feitos em uma mesma linha.
A empresa parceira Maxion entrega o chassi já numerado e com todos os seus subconjuntos prontos. A Meritor é responsável pela montagem do conjunto de suspensões e eixos, seguida pela Remon, que cuida das rodas e pneus. A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores, e monta conjuntos de transmissão e embreagem.
A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese
realiza os trabalhos de preparação de superfície e pintura. E, finalmente, a Continental instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo
da cabine.
O foco da MAN Latin America é na satisfação do cliente final. Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança, a conformidade com os padrões da marca e acabamento. Uma rede de concessionários e importadores com 342 pontos espalhados por dois continentes faz a distribuição mundial de seus produtos.
::: Ciclos de investimento da MAN Latin America
1994-1999: construção da fábrica de Resende, lançamento de novos produtos;
2000-2005: desenvolvimento dos caminhões Delivery e Constellation;
2006-2011: lançamento dos caminhões MAN e tecnologia de emissões Euro 5;
2012-2016: desenvolvimento de novos produtos, investimentos em manufatura;
2017-2021: novos produtos e serviços, expansão internacional da marca VWCO.
:::: A empresa em números
35 anos de operações mundiais;
20 anos da planta de Resende;
13 anos consecutivos de liderança no mercado brasileiro de caminhões;
12 anos de operações no México;
11 anos de operações e sinergias na África do Sul.
Por: Redação Na Boléia