Renault Master 2023 promete mais potência e economia
A Renault apresentou a nova Renault Master 2023. Um dos destaques do segmento de furgões grandes (FU3), o modelo chega renovado, com novo design frontal que reforça a identidade visual da marca, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração de motor 2.3 dCi turbo, que promete ser 24% mais econômico e com mais desempenho, além de mais tecnologia para segurança e conforto.
Segundo a empresa, a Master 2023 mantém seus atributos de potência, robustez e conforto, bem como sua versatilidade, graças à uma linha composta por quatro opções de carroceria e mais de 100 possibilidades de transformação para atender a qualquer tipo de necessidade.
A Master 2023 chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis, Vitré e Minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo.
“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.
O novo design frontal da Master 2023 conta com uma nova grade frontal com design vertical. Os novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), trazem a reconhecida assinatura C-Shape característica dos modelos Renault e emolduram o novo capô, criando uma linha mais alta e marcante.
Com uma cabine projetada para o condutor que passa muitas horas ao volante, a Master oferece muito conforto, com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. Com ampla visibilidade, o para-brisas permite uma amplitude angular de 185,9 graus.
O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet, além da peça apresentar melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.
Mais economia e potência
Uma das grandes novidades da Master 2023 é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano, sendo o best in class de sua categoria neste quesito.
Para alcançar esses resultados, a nova geração da motorização recebeu diversos aprimoramentos, como:
- Sistema de injeção de alta pressão 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior). Essa evolução permite uma atomização superior da mistura, garantindo uma queima mais eficiente e com menos resíduos. O novo injetor de sete furos, centrado no cilindro permite um spray simétrico na câmara de combustão. O sistema de injeção foi desenvolvido em conjunto com a otimização da cabeça do pistão para obter uma melhor eficiência na combustão.
- Novo cabeçote, com novo design privilegiando um melhor enchimento dos cilindros. O circuito de água também foi modificado para assegurar a confiabilidade termo-mecânica do cabeçote. Somado à uma nova árvore de comando de válvulas modificada para reduzir as dimensões da parte superior do motor bem como suportar o torque adicional necessário para movimentar a bomba de injeção de alta pressão (2.000 bar).
- Sistema de resfriamento do EGR foi otimizado para aumentar sua capacidade de resfriamento. Um radiador com maior capacidade de resfriamento, by-pass pelo cabeçote e válvula EGR resfriada o que contribui com redução de NOx / CO2.
- Coletor de admissão redesenhado para aumentar a turbulência otimizando o enchimento dos cilindros.
Preços, versões e equipamentos do Master 2023
Master Chassi Cabine – R$ 187.600
Principais itens de série: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica, ajuste de profundidade do volante, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos, airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade e tração e demais tecnologias de segurança ativa.
Opcionais: Pack Confort (ar-condicionado) e Pack Luxo Chassi (ar-condicionado, multimídia com tela de 7” e Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina).
Master Furgão (L1 H1) – R$ 207.900
Master Gran Furgão (L2 H2) – R$ 216.000
Master Extra Furgão (L3 H2) – R$ 221.000
Principais itens de série: equipamentos da versão Chassi Cabine + ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.
Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina).
Master Vitré – R$ 225.600
Principais itens de série: equipamentos da versão Furgão + ar-condicionado com saídas para o compartimento de carga.
Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina).
Master Minibus Executive – R$ 281.300
Principais itens de série: equipamentos da versão Vitré + tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros (+1 motorista), com cintos de segurança individuais.
Opcionais: Pack Luxo (multimídia com tela de 7”, com Apple CarPlay, Android Auto e TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e faróis de neblina).
Por Redação Na Boléia