Rede Scania adota padrão global de serviços
Até 2017, toda a rede de concessionárias deve operar dentro do novo padrão global de serviços, modelo que surgiu a partir de um compilado das melhores práticas em Serviços na Scania em todo o mundo. Até o fim de 2016, 30 Casas Scania seguirão o novo padrão, e até o ano que vem a totalidade será concluída.
Com o novo processo global de Serviços, as Casas Scania terão uma postura mais ativa em relação ao atendimento na oficina, como por exemplo, o planejamento de entrada dos veículos, um controle dos programas de manutenção, a previsão da utilização das peças, mais eficiência na alocação do time de mecânicos e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. “O processo global de Serviços vai trazer uma série de benefícios concretos para os clientes, entre eles, a redução de até 75% do tempo total do veículo parado na oficina”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionárias da Scania no Brasil.
Segundo o executivo, o processo global de Serviços é baseado na própria experiência industrial da Scania. “Nós queremos ser mais proativos, aumentar a interação com nosso cliente e diminuir ao máximo o tempo do caminhão parado na concessionária. Estamos iniciando uma grande jornada que começa agora com os processos de oficina, mas que também pavimenta o caminho para os novos desenvolvimentos da marca na busca de atender as demandas futuras do setor de transportes”, diz.
Para a rede o novo processo trará também inúmeras vantagens como incremento na produtividade, aumento na eficiência, além de maior eficiência no faturamento da concessionária e redução no número de ordens de serviço abertas. “É um novo jeito de fazer Serviços”, conclui o gerente.
“Estamos vivendo um novo tempo para Serviços. Ou seja, nos preparando para um novo jeito de fazer serviços. Eficiência e rapidez são fundamentais para ter uma rede adequada para o futuro. E o fundamental, cada vez mais, será o tempo do cliente”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Serviços precisam caminhar juntos com as mudanças globais. Hoje, o mundo está cada vez mais rápido, as pessoas mais conectadas, a digitalização fazendo parte constante do dia a dia e o setor de transportes recebendo demandas mais ágeis. Nesta nova realidade de mercado, os veículos não podem ficar parados mais horas do que o necessário. Por isso, os serviços devem ser dinâmicos”.
Para sedimentar os processos internos na preparação para este novo momento que o mercado demanda para serviços, desde o ano passado, a companhia vem anunciando mudanças. No segundo semestre de 2015, foi criada a área de Pré-Vendas. Sua missão foi segmentar os mercados de atuação da marca, estudando cada aplicação e as necessidades dos clientes de caminhões semipesados, pesados rodoviários e fora de estrada, de ônibus urbanos e rodoviários, e de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia.
“Desde sua criação, a estratégia de Pré-Vendas em Serviços vem se desenvolvendo no dia a dia do cliente, entendendo cada aplicação e traçando estratégias específicas por segmento. Dessa forma, antecipamos necessidades, descobrimos oportunidades e criamos programas ainda mais personalizados”, completa o diretor. “O cliente vem ganhando ainda mais vantagens, pois o trabalho da área oferece a solução mais adequada.”
Histórico de Serviços
A Scania levou ao mercado a mensagem da importância das soluções de serviços para tornar a operação do cliente ainda mais rentável. Ações campanhas de serviços vêm fazendo parte do dia a dia da fabricante nos últimos anos. Entre 2007 e 2008, a necessidade de deixar os caminhões operando o maior tempo possível, aliada à redução de custos de deslocamento e manutenção, motivou a empresa a criar postos avançados de atendimento remoto dentro da estrutura do cliente. Os primeiros beneficiados foram o G 10, a usina Cocal e a Vale. Em janeiro de 2008, foi criada a campanha “Tudo por Você”, que consolidou o conceito do compromisso Scania de excelência e padronização dos serviços e do atendimento nas Casas.
A Scania iniciou 2009 com um novo posicionamento de prestação de serviços. Em continuidade às ações do programa “Tudo por Você”, a marca promoveu suas soluções integradas em transporte concentradas em três pontos principais: Gente, Produtos e Serviços, o chamado GPS Scania, que teve como objetivo mostrar que os três elementos eram de igual importância para alcançar a excelência na prestação de serviços de qualidade.
Em 2010, a Scania deu início à venda de programas de manutenção, que já atingiu mais de 42 mil produtos comercializados até hoje. O ano de 2013 marcou uma nova fase de Serviços da fabricante. Foram lançados os novos Programas de Manutenção Scania (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto). Em julho, chegou o conceito Streamline, para agregar ao produto premium da Scania o mais completo pacote de serviços já oferecido pela marca no País. Com o Streamline também chegaram a Consultoria de Desempenho e a opção pelo óleo sintético, que dobra o intervalo de troca. No segundo semestre de 2014, o Scania Mais foi incorporado como quinto programa de manutenção. Em 2015, os produtos zero quilômetro recebem uma garantia estendida para o segundo ano do trem de força. Promoção repetida para 2016.
Também em 2016, foram criadas as campanhas do novo Sistema de Troca e a Campanha de Vendas com cobertura nacional. O novo Sistema de Troca oferece garantia de 12 meses, substituição da peça desgastada por outra remanufaturada, com a mesma qualidade de uma peça nova, e com até 50% de economia. Já a Campanha de Vendas é formada por um pacote de peças com mão de obra inclusa, que permite ao cliente fazer o serviço em qualquer concessionária com preço fixo e conhecido.
Por: Redação Na Boléia