Rápido ABC: aposta no Scania 370
“Custo-benefício, fácil manutenção, torque melhor que o 410, conforto para o motorista, eficiência e resultados, que chegam a 5% de economia de combustível”. Com este relato de Rafael Augusto Rech, proprietário Rápido ABC, veja como a chegada dos Scania 370 tem ajudado a empresa a ter mais eficiência e rentabilidade em suas operações de transporte.
Rafael Augusto Rech, proprietário Rápido ABC, é o tipo de empreendedor que carrega a estrada no DNA. Herdou do pai não apenas o amor pelos caminhões, mas também a paixão pelo transporte e pela marca Scania. A empresa, que tem sua matriz em Caxias do Sul (RS), duas filiais em São Paulo (SP) e uma em Curitiba (PR), é um testemunho vivo desse legado.
“A Scania sempre fez parte da nossa história. Antes mesmo de a empresa nascer meu pai era caminhoneiro e já era um grande admirador da marca. Esse ano de 2023 a Rápido ABC completou 35 anos e eu posso dizer que a minha vida inteira eu estive dentro dela”, orgulha-se Rafael.
E foi nessa jornada, dentro de uma operação que exige o melhor desempenho, que os caminhões Scania se destacaram. A introdução dos modelos 370 foi como trazer uma nova vibração para a Rápido ABC. Com uma frota que carrega 75% de veículos Scania, a chegada de dois veículos P 370 – um 6×2 e outro 4×2 – não representou apenas uma adição, mas uma revolução.
E o que torna o 370 tão especial? Para Rafael, a resposta é simples: resultados palpáveis. Com uma economia de combustível que desafia as expectativas, esse modelo se tornou uma peça-chave nas estradas da Rápido ABC, especialmente em rotas desafiadoras, onde a performance faz toda a diferença.
“O 370 é só uma consequência da evolução da própria Scania e a Rápido ABC sempre veio participando disso. Tivemos todos os modelos que a Scania lançou que se enquadravam na nossa operação. O 370 veio para substituir o 410, que já vemos com bons olhos, e tem nos dado resultados muito bons na carreta três eixos”, destaca o empresário. “O 370 tem um preço mais atrativo e na minha opinião é um pouco melhor que o 410. Nossa aquisição foi em função disso: custo-benefício, fácil manutenção, torque melhor que o 410, conforto para o motorista, eficiência e resultados, que chegam a 5% de economia de combustível”, completa Rafael.
“O Rafael tinha um Scania 410 na frota e no início pensou que estava regredindo ao investir em um 370. Com o desempenho do veículo, ele mesmo viu que não é verdade, pelo contrário. O caminhão está entregando a mesma potência e torque que o Euro 5 e trazendo resultados importantes em economia de combustível”, comenta Elvis de Col, consultor de vendas da Brasdiesel, Casa Scania responsável pelo atendimento e acompanhamento da Rápido ABC.
Ideais e resultados conectados
Mas não é só sobre economia. A conectividade oferecida pela Scania foi como abrir uma nova porta para o futuro da empresa, que transporta autopeças e aço para empresas como montadoras de automóveis, ônibus e implementadores de carretas entre as regiões Sudeste e Sul do Brasil.
A introdução do Fleet há alguns anos não só melhorou a eficiência, mas também se tornou o pilar da segurança, resultando em menos acidentes e em uma operação mais eficaz. “Não vivo mais sem a conectividade. Há três anos temos frota nota A dentro do Fleet e motoristas que desde que começamos a conectar os caminhões já fazem nota A. Nossos profissionais assimilaram com facilidade e sabem que estar muito concentrados para fazer o seu melhor, pois se piscar perde o jogo. Eles ficam sempre muito atentos e isso nos ajudou a ficar cinco anos sem acidente. Foram os demais benefícios, como menor consumo de óleo diesel, gasto com pneus e multas de trânsito”, ressalta Rafael.
Com todo esse trabalho conjunto, os números impressionam: uma economia de até 5% no consumo de combustível e uma performance exemplar em cargas entre 20 e 25 toneladas. Mas para Rafael e toda a equipe da Rápido ABC, os caminhões Scania são mais do que apenas máquinas eficientes. São parceiros confiáveis que entendem as necessidades e desafios de uma operação em constante evolução.
“É nessa marca que a gente acredita. Custo-benefício é a palavra-chave em qualquer negócio, pois não adianta pagar barato sem ter retorno. O Scania é o melhor do mercado, acreditamos nisso há muitos anos. Já tivemos outras marcas e desfizemos dos caminhões porque quando comparamos com os Scania da nossa operação vimos que não valia a pena manter”, revela o empresário.
Por Redação Na Boléia