Cada vez mais comuns em projetos novos e carros importados, os chamados “estepes temporários” podem estar com os dias contados no Brasil. Conforme prevê Projeto de Lei de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o equipamento pode se tornar proibido nos veículos novos (nacionais e importados) vendidos no país. O objetivo é abolir o chamado “pneu fino” e obrigar as montadoras a equipar os carros com estepes de dimensões idênticas às rodas originais do veículo.

“Esse procedimento, além de suscitar dúvidas relativas à segurança do veículo que, em caso de emergência, trafegará com três pneus iguais e um diferente, certamente causará prejuízos ao consumidor que necessitar substituir uma roda ou pneu avariado pelo estepe”, afirma o parlamentar. O estepe fino é criticado por limitar a velocidade do veículo e vem se tornando comum especialmente pelo fato de ser mais barato.

O projeto tramita em caráter conclusivo e deverá passar por análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; de Constituição e Justiça; de Cidadania e de Defesa do Consumidor. Se aprovada a lei, o estepe fino torna-se proibido e em caso de descumprimento da mesma cada montadora terá de indenizar os proprietários em 30 dias com 10% do valor do veículo.

Por: Dyogo Fagundes

 

 

 

 

3 comentários sobre “Projeto de Lei prevê proibição do “estepe fino” em carros vendidos no Brasil

  1. O estepe fino, obriga o motorista a trocar o pneu de rodagem, pois muitas vezes se usa o estepe definitivamente, e se esquece de arrumar o pneu que estava rodando. Inclusive usando um estepe com mais de 10 anos sem uso, o que é mais grave, pois a borracha parada vai ressecado e criando pequenas rachaduras, que numa estrada a mais de 80km/h, pode estourar ocasionando um grave acidente.

  2. Já ocorreu ao propositor dessa lei que se colocar um estepe mais caro, nós, obviamente, vamos pagar por isso. As fábricas não estão enganando ninguém. Com esse estepe mais fino podemos rodar a 80 km/h sem problemas por muito tempo. Além de economizar espaço, tem um peso menor, contribuindo para um menor consumo e poluição. Em caso de substituição de uma roda avariada pelo estepe, normalmente é colocada a roda avariada como estepe, e ou um pneu com um “manchão”, o que é um risco muito maior do que um pneu fino.
    O que dirá, o ilustre deputado sobre os pneus runflat ? Com esse tipo de pneus, nem estepe se usa.

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