1-01062017Você sabe o que é mais importante em se tratando de pneus: validade ou garantia? A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP – esclarece essa questão.

Segundo a entidade, pneus não têm prazo de validade, mas garantia contratual oferecida pelos fabricantes, que, normalmente, chega a cinco anos a partir da data da nota fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo.

Na falta do comprovante de compra do pneu, a data que pode ser considerada é a de fabricação do pneu. Para saber quando ele foi produzido, basta olhar na sua lateral. Logo depois do código DOT, encontra-se o número de série e esta informação consta os quatro últimos algarismos. Os dois primeiros dizem respeito à semana de produção e os dois últimos ao final do ano de fabricação. (ex.: 1017 [décima semana do ano de 2017]).

No entanto, mesmo sem ter prazo de validade, é importante fazer a manutenção adequada – calibrar os pneus semanalmente, realizar o rodízio de pneus, bem como seu alinhamento e balanceamento – e estar atento a sinais de desgaste. Outro fator determinante na durabilidade do pneu é o perfil de direção do motorista. Dirigir de forma agressiva ou em locais com muito trânsito, que requerem frenagens constantes, tende a gastar mais o pneu. A resistência do pneu passa ainda por outros fatores, como as condições mecânicas do veículo, carga sobre o pneu, clima e temperatura ambiente.

Então quando deve-se trocar o pneu?

O motorista deve adotar o TWI (“Tread Wear Indicator” ou “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”) como principal indicativo a ser considerado para análise da necessidade de troca do pneu. O TWI é uma saliência de borracha, localizada no fundo dos sulcos dos pneus e possui 1,6 mm de profundidade. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no seu limite e sinaliza que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado “careca”. Vale lembrar que, além de interferir na segurança, o motorista pode ser autuado pelas autoridades de trânsito caso circule com pneus nesse estado.

Por: Redação Na Boléia

3 comentários sobre “Pneus: validade ou garantia? O que você precisa saber

    • Marcos, obrigada pelo contato. Temos um especialista em pneus que redige artigos para nosso Portal de Notícias. Estamos enviando para ele sua dúvida e, assim que ele nos responder, publicaremos a resposta. Abs.

    • Marcos, segundo o nosso especialista em pneus, Pércio Schneider, é difícil esclarecer sua dúvida sem ter uma imagem ou uma descrição mais detalhada. Vc precisa dar mais detalhes: se é pneu novo ou reformado, se o que chama de descamação é o arrancamento de borracha ou picotamento, ou ainda separação entre camadas, além de tipo de transporte, de veículo, qual eixo e posição em que o pneu está montado, se há outros pneus no mesmo veículo que apresentam problema igual, rotas ou percursos que costuma rodar etc. Quanto mais informações, melhor. Se vc quiser passar essas informações, encaminhamos novamente a ele. Abs.

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