Pesquisa aponta as rodovias esquecidas pelo poder público
A CNT desenvolveu um novo estudo Transporte Rodoviário: Rodovias Esquecidas do Brasil, que selecionou as 15 Ligações Rodoviárias esquecidas, das 109 avaliadas anualmente pela Confederação. O objetivo é entender por que uma Ligação Rodoviária acaba aparecendo de forma frequente nas últimas posições da Pesquisa CNT de Rodovias durante os 14 anos do levantamento.
Para realizar o estudo, adotou-se como critério a regra de que a extensão deveria ser majoritariamente de jurisdição federal e que aparecesse por, pelo menos, quatro vezes entre as vinte últimas posições do ranking de classificação de Ligações da Pesquisa CNT de Rodovias nas edições publicadas entre 2004 e 2017.
Durante esse período, a entidade realizou 13 pesquisas utilizando os mesmos métodos de avaliação, o que permitiu a construção de uma base de dados ampla o suficiente para verificar a evolução da qualidade das ligações selecionadas.
O Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, diz que a superação desses problemas requer fortes investimentos em infraestrutura. “O quadro apresentado pela CNT neste estudo é dramático, pois demonstra a incapacidade do Estado de promover a melhoria das rodovias brasileiras, o que leva a perpetuação das deficiências na infraestrutura de transporte”.
Veja as 15 piores ligações rodoviárias entre 2004 e 2017:
1-Açailândia (MA) – Miranda do Norte (MA)
2-Araguaína (TO) – Picos (PI)
3-Barracão (PR) – Cascavel (PR)
4-Dourados (MS) – Cascavel (PR)
5-Florianópolis (SC) – Lages (SC)
6- Governador Valadares (MG) – João Neiva (ES)
7-Jataí (GO) – Piranhas (GO)
8-Maceió (AL) – Salgueiro (PE)
9-Manaus (AM) – Boa Vista (RR) – Pacaraima (RR)
10-Marabá (PA) – Dom Eliseu (PA)
11-Marabá (PA) – Wanderlândia (TO)
12-Poços de Caldas (MG) – Lorena (SP)
13-Porto Velho (RO) – Rio Branco (AC)
14-Rio Brilhante (MS) – Porto Murtinho (MS)
15-Salvador (BA) – Paulo Afonso (BA)
A conclusão mostra que as más condições das rodovias que compõem as Ligações se devem ao baixo nível de investimento realizado pelo governo federal. Apesar de a maior parte dos recursos, 67,9% do orçamento público federal aportado especificamente nas Ligações, destinarem-se a ações de manutenção, o volume de recursos é insuficiente para promover a melhoria da qualidade oferecida aos usuários.
A CNT calcula que sejam necessários R$ 5,80 bilhões apenas para solucionar os principais problemas identificados nessas rodovias. Ou seja, para recuperar apenas as piores Ligações rodoviárias do país, é necessário destinar a essas ações prioritárias o equivalente a 69,7% do recurso autorizado pelo governo federal para intervenções rodoviárias em 2017.
Vale ressaltar, que os valores identificados podem não representar a totalidade dos investimentos feitos nas rodovias em questão. Isso pode ocorrer pela falta de transparência do governo na divulgação dos dados e da falta de identificação correta das BRs onde houve aplicação de recursos.
Por: Redação Na Boléia