Período de chuvas exige cuidados com veículos
Dirigir na chuva pode ser um grande desafio. Fatores como como neblina, vento, raios e pistas escorregadias pedem atenção redobrada do condutor. De acordo com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o risco de acidentes de trânsito pode aumentar em até 30% com a pista molhada. Dessa forma, a Bridgestone concedeu dicas aos motoristas para uma condução mais segura durante o período.
Pneus: como o único item do veículo em contato com o solo, o seu cuidado é essencial. Dessa forma, semanalmente, o condutor deve calibrar os pneus, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. Além disso, periodicamente, deve observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que apresenta o limite para a troca (profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro).
O alinhamento e o balanceamento também contribuem para o aumento da vida útil dos pneus, melhorando também a dirigibilidade. Além disso, recomenda-se realizar o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros para evitar desgaste irregular.
Aquaplanagem: ao passar em uma pista molhada, o motorista pode sofrer um fenômeno conhecido como aquaplanagem, quando o veículo perde a aderência com o asfalto. Neste caso, deve-se manter a calma e não pisar no freio bruscamente, mas sim reduzir a velocidade aos poucos e assegurar que o veículo continue em linha reta. Para evitá-la, o cuidado com poças e correntes de água deve ser desdobrado, ou seja, reduzir a velocidade, evitar manobras bruscas e manter a distância do veículo da frente.
Para-brisa: deve estar limpo, especialmente no interior do carro, pois a gordura e a sujeira o embaçam mais facilmente. As palhetas do limpador de para-brisa também devem ser verificadas e trocadas quando a borracha se encontrar rachada e/ou quebradiça.
Faróis: o sistema de iluminação do veículo é essencial para a segurança no trânsito, em condição chuvosa. Dessa forma, para auxiliar os condutores na distância de outros veículos, acender os faróis é de suma importância.
Ar condicionado: A mudança na temperatura interna/externa embaçam as janelas. Use a recirculação do ar condicionado para manter a visibilidade do para-brisa.
Freios: sua verificação é essencial para manter a segurança independente da condição climática, entretanto, durante o período de chuvas, sua importância é intesificada, pois eles devem estar prontos para agir em todos os tipos de eventos inesperados.
Atenção a velocidade: quando chove, a água se mistura com a sujeira e o óleo na pista, a tornando escorregadia. A melhor maneira de evitar derrapagens é diminuir a velocidade.
Manter distância do carro da frente: à medida que a estrada se torna mais instável, manter uma distância maior é necessário em caso de frenagem.
Dirigir na faixa da direita: para aumentar a segurança, o motorista pode manter a faixa da direita como medida de proteção, já que terá mais espaço para realizar uma manobra de emergência em caso de eventos inesperados.
“Manter o veículo em ótimas condições é um cuidado e atenção que devemos ter, além de adotar precauções extras durante o período de chuvas. Assim, como o único item do carro em contato com o solo, os pneus devem ter sempre a pressão correta e não podem estar desgastados, pois isso poderia causar derrapagens na pista. Outros cuidados são manter uma velocidade prudente, se distanciar do veículo da frente, evitar freadas bruscas e nunca se colocar em situações de risco, como tentar dirigir em enchentes“, explica Luciano Huerta, Instrutor de Treinamentos Sênior da Bridgestone.
Por Redação Na Boléia