Nos caminhões, as baterias desempenham um papel fundamental ao fornecer energia para o sistema de partida e alimentar os diversos sistemas elétricos e eletrônicos, como iluminação, ar-condicionado, sensores e outros componentes essenciais da cabine.

O engenheiro de aplicações da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, Diones dos Santos, explica que para garantir um funcionamento confiável da frota, é essencial utilizar baterias com alto potencial de partida a frio (CCA) e capacidade adequada (C20).

Com o avanço da tecnologia, as exigências sobre as baterias de caminhão aumentaram significativamente na última década. Antes, elas eram usadas principalmente para dar partida no motor e eram recarregadas pelo alternador durante a condução. Hoje, porém, precisam lidar com uma carga elétrica muito maior devido à crescente quantidade de equipamentos eletrônicos que aprimoram a segurança, a eficiência e o conforto do motorista”, assinala.

Segundo o engenheiro de aplicações, esse aumento na demanda energética afeta diretamente a escolha das baterias. “Com tempos de carregamento reduzidos e um maior consumo de energia, as baterias se descarregam mais rapidamente e precisam ser recarregadas com maior frequência e intensidade. Embora o alternador forneça carga durante a condução, precisa dividir essa energia com diversos consumidores elétricos do caminhão, o que reduz a quantidade disponível para a bateria”, ressalta Diones Dos Santos.

Consumo

Atualmente, muitos caminhões modernos contam com sistemas avançados para melhorar a eficiência do consumo de combustível, como a recuperação de energia em frenagens e descidas. De acordo com estudos do setor, o consumo de combustível pode representar até 50% dos custos operacionais de uma frota, o que torna essas soluções essenciais para reduzir despesas.

Por outro lado, essas inovações também apresentam desafios: em momentos de maior exigência do motor, como subidas e acelerações, o alternador é desacoplado para otimizar a potência, reduzindo o tempo disponível para recarregar a bateria. Além disso, durante a desaceleração, a função de navegação desacopla o alternador do trem de força, fazendo com que a bateria precise abastecer todos os sistemas elétricos sozinha.

Aceitação de carga

Com o tempo, a eficiência da bateria nos ciclos de carga e descarga diminui, reduzindo sua capacidade de armazenar e fornecer energia. Esse desgaste natural depende da qualidade original da bateria e dos cuidados recebidos ao longo de sua vida útil. Em baterias mais antigas, a aceitação da carga pode ser comprometida, principalmente devido à sulfatação, um processo que reduz a capacidade de armazenar energia na superfície das placas internas da bateria.

Com a aceitação de carga reduzida, o tempo normal de condução do caminhão pode não ser suficiente para garantir a recarga completa da bateria. No entanto, durante as paradas e pernoites, esse componente ainda precisa fornecer energia para funções essenciais, como iluminação e resfriamento. Se a bateria falhar, o motorista pode enfrentar desde desconfortos até problemas operacionais graves, como atrasos e impacto na logística.

Para os operadores de frota, contar com baterias que acompanhem a evolução dos caminhões modernos é essencial para garantir operações mais seguras, eficientes e livres de imprevistos.

Por Redação Na Boléia

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