Montadoras na linha de frente no combate à Covid-19
No enfrentamento à pandemia, a indústria de caminhões tem protagonizado diversas ações, com o objetivo de ajudar na prevenção e no avanço da Covid-19. A Mercedes-Benz, por exemplo, estabeleceu parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e profissionais de áreas médicas e está participando junto a essas instituições, e também com o apoio de secretárias das cidades do ABC Paulista, do desenvolvimento de respiradores utilizando como matéria-prima peças da indústria automotiva. Também conhecidos como ventiladores mecânicos – eficazes e de baixo custo – os testes já foram iniciados nessa semana e a expectativa é que a sua produção comece nos próximos dias em fábricas da Mercedes-Benz e demais empresas voluntárias para suprir com urgência, a princípio, hospitais da região de São Paulo – Estado com o maior número de casos confirmados.
Também em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e com a Universidade de São Paulo (unidade de São Carlos), a Mercedes-Benz está contribuindo para o desenvolvimento e produção de máscaras de proteção facial extremamente importantes para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus. Os equipamentos já estão sendo fabricados em impressoras 3D da empresa (média de 10 por dia) e do Instituto Mauá, conforme a demanda, e serão destinados para hospitais da região do ABC.
Além dos esforços para ajudar a produzir os equipamentos, a companhia, em parceria com o Banco Mercedes-Benz, está comprometida com a doação de cestas básicas e itens de higiene para comunidades carentes, além de diversos itens médicos para hospitais. Até esse momento, já foram entregues mil óculos de proteção para o Pronto Socorro Municipal de São Bernardo do Campo (SP). Para o Pronto Atendimento de Iracemápolis, cidade do interior paulista em que a Mercedes-Benz produz automóveis, estão sendo doados 700 pares de luvas, 30 óculos de proteção e cerca de 540 máscaras respiradoras. Além disso, estão previstas doações de luvas, máscaras e 2 mil testes do Covid-19 para hospitais próximos às plantas da empresa.
Simultaneamente, colaboradores, concessionários e parceiros Mercedes-Benz estão sendo convidados a participar de uma grande campanha de solidariedade com doações de cestas básicas e itens de higiene também para todos os municípios de atuação da companhia. A campanha tem início dia 2 e deve acontecer até 21 de abril, com possibilidade de prorrogação a depender da situação do país.
Como fabricante de veículos, a Mercedes-Benz está emprestando vans em casos emergenciais. Duas vans Sprinter já estão sendo utilizadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo para transportar passageiros. Os parceiros da Viação Piracicabana também emprestaram sem qualquer custo três vans com motoristas para o transporte diário de funcionários da empresa Magnamed, em Cotia (SP), que vão trabalhar em dois turnos para produzir máscaras usadas no combate ao Covid-19.
A VW Caminhões e Ônibus, por sua vez, juntou forças com a Ecopistas numa corrente de solidariedade em prol dos caminhoneiros: as empresas entregarão vouchers que poderão ser trocados por duas mil marmitas em dois postos das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Os motoristas serão informados nas cabines de pedágio e receberão os vouchers numa central de apoio que foi montada nos dois pontos de distribuição de alimentos. A ação ocorre nos postos Graal localizados no Km 67 da Rodovia Carvalho Pinto, no sentido Interior paulista, e no Km 37 da Rodovia Ayrton Senna, em direção à capital. Desde a semana passada, quando a ação começou, mais de 800 marmitas já foram distribuídas.
“Mesmo em meio a uma pandemia global, a distribuição de itens básicos continua em nosso país. E isso só é possível graças ao trabalho desses verdadeiros heróis, que carregam nossas riquezas nas estradas do país e vêm driblando, ainda mais, uma série de adversidades”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VW Caminhões e Ônibus.
A VW Caminhões e Ônibus e toda sua rede de concessionárias estão unindo forças para atender aos clientes que estão na linha de frente, com o máximo cuidado e agilidade. O objetivo é manter o compromisso com o transporte de carga e passageiros, para que os motoristas sejam atendidos em qualquer local e horário e para que o veículo volte à operar no menor tempo possível, prezando pelos cuidados com a saúde de todos.
Entre os serviços à disposição estão retirada e devolução de veículos para manutenção e entrega de peças nas garagens dos clientes. Outro destaque são os serviços de atendimento ChameVolks e MAN Service, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, prestando socorro a veículos com pane nos mais remotos pontos, inclusive para motoristas que tenham cruzado as fronteiras do país.
Quando não é possível solucionar eventuais panes por meio desse atendimento remoto, as equipes acionam a unidade de socorro mais próxima à localização do cliente, que agora conta também com a nova plataforma VWCO Field Service de acompanhamento de socorros online. Com ela, o cliente acompanha o deslocamento do técnico em tempo real.
Por: Redação Na Boléia