Mercedes-Benz testa caminhão elétrico na Europa
As primeiras unidades do caminhão pesado Urban eTruck da Mercedes-Benz já estão em testes com clientes na Europa. Trata-se do primeiro totalmente elétrico da marca. A apresentação do modelo, com PBT (Peso Bruto Total) de 25 toneladas e autonomia de até 200 km foi feita durante a Feira Internacional de Veículos Comerciais de 2016, o IAA, em Hanover, na Alemanha.
“Depois do lançamento mundial, em setembro do ano passado, no IAA, a reação dos clientes foi muito positiva. Já estamos falando de cerca de 20 potenciais clientes dos setores de logística, alimentício e coleta de lixo. Com os primeiros caminhões em teste, estamos agora perto do próximo passo, a produção do modelo em série”, explica Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Até 2020 queremos estar no mercado com a produção do Urban eTruck em grande escala”.
O veículo possui atributos importantes, como garante zero emissões, é silencioso e oferece com carga útil de 12,8 toneladas, com apelo em economia combinado com ecologia. Inicialmente, um lote do veículo será produzido e destinado para clientes da Alemanha e, posteriormente, para clientes de outros países da Europa. Os modelos serão usados pelos clientes durante aplicações reais do produto. Além disso, o teste contemplará inúmeras trocas de marchas, gerenciamento do tempo de carga da bateria e da autonomia do eTruck.
“Sempre que se trata de questões tecnológicas para o futuro, nós somos a referência do mercado, como aconteceu quando apresentamos para o mundo a condução autônoma, a conectividade e, agora, o caminhão totalmente elétrico”, afirma Stefan Buchner. “O ano de 2017 será de concretização, pois estamos desenvolvendo, gradativamente, veículos e sistemas para atingir a excelência exigida pelo mercado”, completa o executivo.
Para que possam operar em diversas aplicações, versões do Urban eTruck de 18 e 25 toneladas serão equipadas com carroceria frigorífica, baú carga seca e também plataforma. Junto com um carregador especial para as baterias da propulsão, os veículos serão entregues a clientes para uso por um prazo de doze meses, com o apoio da área de testes da Mercedes-Benz Trucks. Durante esse prazo, serão registrados os perfis de utilização e as áreas de aplicação, além da comparação entre conhecimentos adquiridos ao longo dos testes com as expectativas já apresentadas pelos clientes.
Caminhões elétricos
No futuro, caminhões totalmente elétricos serão responsáveis pelo transporte diário de mercadorias e outros bens necessários em muitas regiões metropolitanas.
O rápido desenvolvimento técnico está fortalecendo a tendência dos propulsores elétricos no transporte. A Daimler Trucks prevê que os custos das baterias para a produção do caminhão totalmente elétrico cairão 60% até 2025 – início da produção das baterias foi em 1997 – passando de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Ao mesmo tempo, a densidade da energia das baterias disponíveis nesse período deverá crescer 250%, aumentando de 80 Wh/kg para 200 Wh/kg.
Por: Redação Na Boléia