Mercedes-Benz: sucesso da SelecTrucks e aumento nas vendas de usados
Em meio a desaceleração econômica, que afetou drasticamente as vendas de caminhões, a Mercede -Benz vem obtendo crescimento de negócios com caminhões usados no Brasil, o que tem se mostrado uma alternativa interessante para os clientes na renovação de frota. Para se ter ideia, somente no primeiro semestre deste ano, a empresa comercializou mais de 163.000 caminhões usados no País, o que significa 4% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016.
Para este ano, devido à grande demanda desse mercado, a previsão da companhia é registrar aumento de 5% nas vendas de veículos usados. “Hoje, a proporção de venda é de 7,2 caminhões seminovos para um zero km, o que demonstra que o cliente está buscando cada vez mais essa alternativa no mercado no momento de renovar a sua frota”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo ele, nos últimos três anos, os volumes anuais de usados foram superiores a 300.000 caminhões. Para comercializar esses produtos, a montadora criou a SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos, que funciona desde agosto de 2013.
“Em seus quatro anos de atividades, a SelecTrucks comercializou mais de 2.000 caminhões usados. Hoje, mais da metade das vendas envolvem cavalos-mecânicos, reforçando a presença da Mercedes-Benz no segmento de extrapesados, o mais competitivo do mercado”, comenta.
Segundo o executivo, a Selectrucks é uma importante ferramenta para alavancar também as vendas de caminhões 0KM. “Já vendemos cerca de 1.670 caminhões novos em negociações que envolveram a troca de usados dos clientes. Desse resultado, 1.000 veículos novos foram vendidos só nos últimos 18 meses. Em 2016, o SelecTrucks contribuiu em 1,3% na participação de mercado da marca nas vendas de caminhões”, completa Ari de Carvalho.
Duas lojas satélites e nova unidade
Diante do sucesso do conceito, a montadora está expandindo as lojas SelecTrucks no País. Em setembro, será inaugurada sua terceira loja própria em São José dos Pinhais (Grande Curitiba), no Paraná.
Com a pioneira loja de Mauá (Grande São Paulo), inaugurada em 2013 e, três anos depois, com a loja de Betim (Grande Belo Horizonte), a SelecTrucks se estabeleceu junto aos dois maiores mercados de veículos usados do Brasil. Agora, em Curitiba, a loja de seminovos chega ao terceiro maior mercado.
“A nova loja SelecTrucks está localizada na BR-101, no mesmo local que o concessionário Savana, justamente numa das principais rotas de carretas graneleiras e de diversos outros tipos de cargas. Por isso, este será um ponto de muitos negócios, o que reforça nossa atuação nesse segmento de mercado. Na região, por exemplo, recentemente realizamos negócios com usados de grandes frotistas para a venda de mais de 60 caminhões zero km. Foram 36 unidades para Budel Transportes (Actros, Axor e Atego) e mais 26 modelos Actros 2651 para a Brasil Central”, revela Ari.
Além da nova unidade em Curitiba, a SelecTrucks está apostando em duas lojas satélites nos concessionários Sambaíba, em Campinas, e Pirasa, de Limeira. Essa parceria com as concessões reforça a presença da SelecTrucks na região, onde também se concentra um grande volume de negócios com caminhões usados. Estar dentro do concessionário, com uma estrutura própria da unidade de seminovos, proporciona uma série de vantagens na hora do atendimento aos clientes, porque agiliza o acesso ao diversificado portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda.
Isso permite que seja oferecido um atendimento ainda mais completo aos clientes, aprofundando o relacionamento e aumentando a sua satisfação.
Assista ao vídeo e veja o depoimento de um cliente que comprou caminhões na loja SelecTrucks
Por: Redação Na Boléia