2-1-18102017Uma das novidades da montadora é o aplicativo Mercedeiros de Verdade, que além de integrar a comunidade de caminhoneiros, irá sortear milhares de prêmios. O objetivo é aumentar a relação de interatividade com os motoristas que dirigem os caminhões da marca

Com o slogan “As estradas falam. A Mercedes ouve”, a Mercedes-Benz anunciou uma série de soluções que faz parte das estratégias da montadora de se manter mais próxima dos clientes, auxiliando as empresas e motoristas a obterem maior produtividade e disponibilidade de seus caminhões.

As novidades integram o portfólio de peças e serviços e terão espaço destacado no estande da montadora na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece em outubro, em São Paulo.

Um dos lançamentos inéditos é o aplicativo Mercedeiros de Verdade, que além de integrar a comunidade de caminhoneiros, irá sortear milhares de prêmios. O objetivo é aumentar a relação de interatividade com os motoristas que dirigem os caminhões da marca. Para participar da Promoção, o motorista deve fazer seu cadastro completo pelo Aplicativo Mercedeiros de Verdade, que está disponível para download gratuito nas lojas da App Store e Google Play, juntar pontos pelo Aplicativo e trocá-los por uma participação na Promoção. Link da promoção: goo.gl/5mGWTV

2-2-181020172O app oferece algumas possibilidades para pontuar: ao comprar Peças Genuínas Mercedes-Benz (caminhões, ônibus e vans), peças multimarcas Alliance Truck Parts, peças remanufaturadas Renov; serviços de mão de obra realizados pelo concessionário Mercedes-Benz e os serviços Fleetboard e Planos de Manutenção Mercedes-Benz e também interagindo no aplicativo Mercedeiros de Verdade por meio de conectividade, games e quilometragem.

A cada 2.000 pontos, ele aciona o dispositivo da sorte e concorre a brindes instantâneos e ainda gera números para concorrer aos grandes prêmios (Sorteio pela Loteria Federal).

São três mil brindes instantâneos como Bonés, Camisetas, Canecas, Toalhas e Vale-Brindes MSCard com R$100,00 em crédito para compras nos concessionários Mercedes-Benz de todo o Brasil. Além disso, serão gerados números da sorte para sorteios de duas vans Vito Cargo Mercedes-Benz Zero Km, além de um Caminhão Actros Megaspace Mercedes-Benz Zero Km, no final da promoção, previsto para 14 de fevereiro de 2018. Durante a Fenatran, a montadora pretende levar o vencedor do primeiro sorteio, que será premiado com o Accelo.

“O lançamento do aplicativo é mais uma prova da preocupação da Mercedes-Benz de valorizar os profissionais da estrada, que estão cada vez mais conectados, informando as vantagens que terão ao usar as soluções de peças e serviços da Mercedes-Benz”, declara Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas de Caminhões e Ônibus.

2-3-18102017Telediagnose

Outro serviço apresentado pela empresa é a Telediagnose, uma nova funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, já disponível no mercado brasileiro, que identifica eventuais falhas durante a operação do veículo.

Segundo o gerente sênior de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Erico Fernandes, o sistema capta as falhas geradas nos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros), cujos dados são enviados à Central de Relacionamento, que contata o gestor da frota para comunicar o problema. Conforme a situação, o operador sugere a medida mais adequada, chegando, inclusive, a recomendar o envio do veículo a uma concessionária, quando necessário, a fim de evitar paradas do veículo não programadas.

Para esse serviço, a Mercedes-Benz tem uma combinação de mais de 3.280 falhas. A cada problema identificado, a Central de Relacionamento analisa a falha e a classifica conforme a gravidade. O monitoramento é feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Segundo Mauro Vieira, gerente de vendas, o desenvolvimento da nova solução consumiu 12 meses de trabalho, sendo testada em 200 veículos, com resultados bastante satisfatórios: redução de até 20% no tempo da manutenção corretiva e de até 7% nos custos de manutenção.

Kits Customizados

Com o objetivo de desenvolver produtos e serviços que atendam às reais necessidades dos clientes, a Mercedes-Benz também lançou neste ano um conceito chamado Caixa de Soluções, por meio do qual está oferecendo kits de peças genuínas por seg2-4-18102017mento, que garantem uma redução de até 15% nos custos em comparação ao valor da aquisição de peças avulsas de revisão, além de permitir melhor programação da manutenção.

Inicialmente, os kits personalizados atenderão os mercados graneleiro, canavieiro, madeireiro e ônibus urbanos e rodoviários. São mais de 200 kits genuínos e adequados ao serviço a ser executado pelas equipes de oficina dos concessionários.

A partir dos kits de peças por segmento, o cliente pode usufruir ainda dos pacotes de manutenção por preço fixo para os caminhões Axor e Actros. Isso envolve peças e mão de obra especializada, parcelamento em três vezes, com atendimento realizado pelos 148 concessionários participantes, localizados em vários pontos das principais rotas do País. O preço fixo é válido para todo o territorial nacional.

Além das peças genuínas Mercedes-Benz, a marca atua no mercado com outras duas linhas de produtos que asseguram um excelente custo/benefício aos clientes: Alliance Truck Parts e RENOV.

No portfólio da Alliance Truck Parts, são mais de 300 itens de peças de reposição e manutenção para veículos de todas as marcas. O cliente também conta com a linha RENOV de produtos remanufaturados, composta por mais de mil itens. Trata-se de gama diversificada de itens, que oferecem a mesma durabilidade de um item novo com um excelente custo/benefício – uma peça pode chegar até a 40% do preço de um item novo, com a mesma garantia de 12 meses sem limite de quilometragem.

“Outra grande vantagem é que o cliente pode utilizar a peça usada como parte do pagamento da remanufaturada, após avaliação e aprovação do concessionário. Além disso, conseguimos montar kits conjugados com produtos remanufaturados e novos, conforme as necessidades e perfil dos clientes”, explica Marcelo Zanineli, gerente de peças e serviços.

Menor permanência nas oficinas

A Mercedes-Benz também está investindo na expansão e consolidação do conceito de Oficina de Alta Performance (OAP 2.0), que visa elevar a qualidade do atendimento a um novo patamar.

O objetivo é garantir a menor permanência dos veículos nas oficinas, oferecendo um atendimento cada vez melhor e mais ágil, sem abrir mão da qualidade. Por meio dessa metodologia, o concessionário também ganha benefícios: maior produtividade da oficina e mais fidelização do cliente.

Com a OAP, a proporção de serviços agendados subiu de 5% para até 50% na rede, melhorando o atendimento aos clientes. Até o momento, 50% das concessionárias aderiram ao novo conceito, lançado no final de abril deste ano.

“Nas concessionárias que adotaram o novo sistema, houve um crescimento de produtividade de até 20 pontos percentuais. A previsão é, até o final de 2017, termos a aderência de toda a rede. Afinal, os clientes estão mais exigentes e querem menos custos e mais disponibilidade para seus veículos. Nesse processo, um ponto importante a destacar é o investimento constante da empresa na capacitação técnica dos colaboradores, a fim de garantir que os serviços de reparação sejam assertivos e também satisfaçam o cliente, evitando retrabalhos”, comenta Jaqueline Neves, gerente sênior de peças e serviços.

Crescimento em usados

Em meio à desaceleração econômica, que afetou drasticamente as vendas de caminhões, a Mercedes -Benz vem obtendo crescimento de negócios com caminhões usados no Brasil, o que tem se mostrado uma alternativa interessante para os clientes na renovação de frota. Para se ter ideia, somente no primeiro semestre deste ano, a empresa comercializou mais de 163.000 caminhões usados no País, o que significa 4% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016.

Para este ano, devido à grande demanda desse mercado, a previsão da companhia é registrar aumento de 5% nas vendas de veículos usados. “Hoje, a proporção de venda é de 7,2 caminhões seminovos para um zero km, o que demonstra que o cliente está buscando cada vez mais essa alternativa no mercado no momento de renovar a sua frota”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo ele, nos últimos três anos, os volumes anuais de usados foram superiores a 300.000 caminhões. Para comercializar esses produtos, a montadora criou a SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos, que funciona desde agosto de 2013.

Segundo o executivo, a Selectrucks é uma importante ferramenta para alavancar também as vendas de caminhões 0KM. “Já vendemos cerca de 1.670 caminhões novos em negociações que envolveram a troca de usados dos clientes. Desse resultado, 1.000 veículos novos foram vendidos só nos últimos 18 meses. Em 2016, o SelecTrucks contribuiu em 1,3% na participação de mercado da marca nas vendas de caminhões”, completa Ari de Carvalho.

Duas lojas satélites e nova unidade

Diante do sucesso do conceito, a montadora está expandindo as lojas SelecTrucks no País. Em setembro, foi inaugurada sua terceira loja própria em São José dos Pinhais (Grande Curitiba), no Paraná.

Além da nova unidade em Curitiba, a SelecTrucks está apostando em duas lojas satélites nos concessionários Sambaíba, em Campinas, e Pirasa, de Limeira.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.