A Mercedes-Benz anunciou uma série de lançamentos e novidades para todo o seu portfólio 2025 de caminhões, peças e serviços. Novos modelos e versões, configurações customizadas e um leque cada vez mais amplo de soluções de pós-venda estão sendo apresentados ao mercado na Fenatran, no São Paulo Expo, na capital paulista, que acontece até 8 de novembro.

Os lançamentos e novidades abrangem todas as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros Estrela Delas, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8×4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmentos de caminhões leves e médios.

Além de expor vários modelos dos novos caminhões 2025 no seu estande, a Mercedes-Benz está oferecendo, durante a Fenatran, test-drive do Actros Evolution 2553 6×2, do Accelo 1117 e também do eCanter, veículo elétrico à bateria.

Já com relação ao portfólio 2025 de Peças e Serviços destacam-se a nova plataforma FleetBoard com integração do Mercedes-Benz Truck Uptime, o novo Plano de Manutenção Complete Flex, em que o cliente paga pelos quilômetros rodados, o novo canal de relacionamento da Mercedes-Benz via WhatsApp e muito mais. Essas novidades são atrações no evento.

Vamos com tudo para a Fenatran. Essas novidades chegam ao mercado para reforçar a robustez, a eficiência e a versatilidade da Mercedes-Benz. Queremos fazer desta feira uma das edições de maior sucesso para a nossa marca”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Pretendemos realizar muitos negócios com toda a linha, dos leves aos extrapesados, incluindo as soluções de automação, na qual somos referência de mercado”.

Os novos caminhões e os novos serviços do portfólio 2025 reforçam o compromisso de que tudo o que a marca traz para o mercado é fruto do que é pedido pelos clientes”, diz Jefferson Ferrarez. “Afinal, as estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

Início de testes com caminhões elétricos

A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. A empresa iniciará testes em operações de clientes, a partir de 2025, com caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck: o Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter. O eActros é produzido na Alemanha e o eCanter no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o transporte urbano. Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (produtos farmacêuticos), Suzano (papel e celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.

Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Nossa companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado pelos testes com essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve eCanter. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

Estamos muito animados para esta jornada ao lado de grandes parceiros do transporte”, diz Achim Puchert. “Aliás, nós já temos experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. Nós vamos aproveitar essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck unirá forças conosco”.

eActros para operações interurbanas

O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para os testes iniciais com esses primeiros clientes no mercado brasileiro serão oferecidos cinco modelos, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. O eActros utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), que asseguram densidade energética mais adequada a um caminhão para cargas pesadas.

Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW.

Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).

Caminhão elétrico leve e versátil

O caminhão conhecido na Ásia como FUSO eCanter, é um caminhão leve elétrico à bateria que oferece aos clientes flexibilidade para várias aplicações urbanas. Ele pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras. Dois modelos estarão disponíveis para os testes iniciais com os primeiros clientes no mercado brasileiro, com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.

O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Além disso, o caminhão possui um eficiente sistema de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.

O veículo trabalha com baixo nível de ruído e vibração, o que se converte em alto conforto na condução. O motor trabalha em alta rotação, chegando a 15.000 rpm. Possui 430 Nm de torque e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime). Sua refrigeração é a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.

O interior da cabina do caminhão oferece amplo conforto e praticidade para o motorista. Assim como no eActros, o caminhão leve elétrico produzido pela FUSO vem equipado com painel LCD colorido com recursos de segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth e volante multifuncional.

A chave “Fácil Acesso”, sem contato, é um diferencial deste caminhão, oferecendo praticidade e agilidade ao permitir a abertura e a partida do veículo com um simples toque. A partir de um interruptor giratório, não é necessário inserir a chave para a ignição. A abertura e o fechamento das portas ocorrem sem necessidade de ter a chave em mãos. Devido à função de imobilizador, a partida só é póssível com a chave próxima ao veículo. O motorista ganha agilidade ao destrancar e abrir as portas, operações que podem ser feitas com a chave no bolso.

A ampla oferta de equipamentos de segurança e itens tecnológicos é outro grande destaque do veículo. Entre outros: ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), LDWS (sensor de faixa de rolagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS com distribuição eletrônica de frenagem, EPB (freio eletrônico de estacionamento), acendimento automático dos faróis, IHC (controle inteligente de faróis), AVAS (alerta acústico de veículo), câmera de ré, painel digital em LED e eixo eletrificado.

Actros Evolution

O Actros Evolution é a melhor versão do nosso top de linha já vendida no Brasil”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ele é resultado de um processo de evolução técnica constante, oferecendo cada vez mais confiabilidade e mais eficiência para os frotistas e transportadores, além de mais conforto, tecnologia e segurança para o motorista no transporte de cargas”.

Desde o lançamento do Novo Actros, em 2019, o caminhão mais inteligente e conectado do mercado e o primeiro a introduzir a MirrorCam e o painel digital no Brasil, essa família de extrapesados vem apresentando uma evolução técnica constante, sempre ouvindo a voz de clientes de Norte a Sul. Já em 2022, com a linha BlueTec 6, a marca trouxe novas opções, como a cabina space, painel analógico e MirrorCam de 2ª geração.

A evolução do Actros inclui também a chegada do motor OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm e torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Este é o motor mais potente da Mercedes-Benz no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração.

Não paramos por aí. Seguindo o propósito de evolução permanente, chegamos agora ao Actros Evolution”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Com base na evolução dos últimos anos, essa linha resume bem a oferta constante de novas soluções para os clientes, tanto no que se refere a novidades para o veículo em si, como também aos serviços agregados. Estamos atingindo um novo patamar de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto para as operações. Porque afinal, inteligente é nunca parar de evoluir”.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.