Mercedes-Benz integra Comitê de Diversidade da Daimler Truck
Com cinco anos de atividades do seu Comitê de Diversidade, a Mercedes-Benz do Brasil passa a fazer parte do recém-criado Conselho Consultivo “Diversity, Equity & Inclusion” (DEI) da Daimler Truck. Este grupo dedica foco à diversidade e também equidade e inclusão em todas as unidades organizacionais da companhia.
Elineide Castro, coordenadora do Comitê de Diversidade e Inclusão da Empresa, que atua na área de RH na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), é a representante brasileira no novo comitê global da empresa.
O início de atuação do DEI ganha destaque especial pela proximidade com a celebração do Dia Global da Diversidade para o Diálogo e o Desenvolvimento, na Daimler Truck, celebrado este ano em 23 de maio. A tarefa do Conselho Consultivo é promover em toda a companhia os princípios que orientam as ações de diversidade, equidade e inclusão. O comitê decide sobre a direção estratégica da empresa para o tema e a reporta ao Conselho de Administração da Daimler Truck.
Composto por especialistas em diversidade, o novo comitê reúne representantes de grupos sub-representados e executivos seniors de todas as unidades organizacionais de oito países de cinco continentes. Eles foram indicados pela rede global DEI e pelo Conselho de Administração da Daimler Truck.
A equipe de 17 membros é completada por Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, que preside o comitê. O trabalho do Conselho Consultivo do DEI se concentra em quatro tópicos: criação de um ambiente de trabalho inclusivo, fortalecimento de redes de colaboradores, equidade e inclusão no desenvolvimento pessoal e na responsabilidade social por meio da cooperação com parceiros.
“O Conselho Consultivo da DEI é tão diverso quanto a Daimler Truck”, diz Martin Daum. “O comitê reflete diversidade, igualdade de oportunidades e inclusão em todas as facetas e ancora esses valores amplamente em nossa Companhia. Nós queremos ouvir com atenção e entender o que nossos colaboradores precisam para ter um sentimento de pertencimento e, em seguida, oferecer a eles exatamente isso. Com nosso Conselho Consultivo DEI, esses valores se tornarão ainda mais parte do dia a dia da Daimler Truck do que eles são hoje e isso é um passo decisivo para a nossa empresa”.
Como parte da estratégia de negócios sustentáveis da Daimler Truck, diversidade, equidade e inclusão são prioridades no pilar Social do ESG. A Daimler Truck promove pessoas de todas as culturas, religiões, visões de mundo, orientações sexuais e identidades e condena todas as formas de discriminação. A Companhia espera que todos os funcionários se tratem com respeito, abertura e justiça em seu trabalho diário e valoriza a diversidade dos funcionários. Mais de 100.000 pessoas de 125 nações trabalham na Daimler Truck mundialmente.
“Aqui no Brasil temos evoluído muito e, algumas vezes, somos exemplo na medida que compartilhamos a nossa forma de trabalhar a diversidade sob aspectos que não são percebidos para outras culturas. Ter um líder mundial da empresa empenhado e engajado em disseminar esses valores, significa muito para esse mundo corporativo que está cada vez mais diverso e precisa ser cada vez mais inclusivo e respeitoso”, explica Elineide Castro, coordenadora do Comitê de Diversidade e Inclusão da Mercedes-Benz do Brasil e representante brasileira no Conselho Consultivo “Diversity, Equity & Inclusion” (DEI) da Daimler Truck.
Um futuro com mais respeito e oportunidades
“As iniciativas e as ações de diversidade nos tornaram uma Empresa ainda mais diversa, aberta e inclusiva. Este é um trabalho de cada um de nós, de todos os nossos colegas e colaboradores. Sabemos que é um tema desafiador e há muito o que aprender, e é isso que nos motiva a seguir em frente. Tenho muito orgulho do que conquistamos até agora. Nosso propósito, dia a dia, será continuar construindo um futuro com mais respeito e oportunidades, enquanto trabalhamos para todos que movem o mundo”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“A diversidade é uma jornada longa e cheia de aprendizados. Nossa empresa está avançando, já fizemos muitos progressos, mas sabemos que grandes mudanças não acontecem do dia para noite. Por isso, trabalhamos o tema de forma constante e em todos os níveis. É premissa da Mercedes-Benz do Brasil, a exemplo da Daimler Truck, reforçar essa estratégia e fortalecer a cultura do respeito”, ressalta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Essas iniciativas globais e locais reforçam a estratégia ESG da Empresa, especialmente em seu pilar Social”.
Cinco anos do Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil
O dia 23 de maio, Dia Global da Diversidade para o Diálogo e o Desenvolvimento, foi comemorado em todas as unidades da Daimler Truck com atividades diversas. Aqui no Brasil, a proposta foi reunir os colaboradores em torno de reflexões necessárias para que se possa construir um ambiente mais respeitoso por meio do diálogo e da conscientização de conceitos fundamentais sobre o comportamento em favor da diversidade, equidade e inclusão.
Criado em 2018, o Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil busca promover um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo. Composto por 12 representantes de todas as áreas estratégicas da Empresa, ele também coordena os grupos de afinidade, que contam com o apoio de mais de 100 colaboradores voluntários de todas as unidades da Empresa no Brasil. O foco dos trabalhos está voltado aos pilares Gênero, Raça, PcDs e LGBTI+.
Esses grupos têm uma participação particularmente importante na implementação de ações em andamento e também futuras. Nesse sentido, as atividades já promovidas deixaram um rico legado ao reforçar o canal de escuta, estimular o debate e ajudar a consolidar o compromisso de promover um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo. A construção desse ambiente só tem sido possível com a participação de todos os colaboradores, líderes e parceiros de negócios, como parte do propósito da Mercedes-Benz do Brasil de “ouvir cada voz”.
Por Redação Na Boléia