2-2-08072019-minDois caminhões eActros totalmente elétricos começaram a operar na Suíça. Um modelo de 2 eixos e 18 toneladas de PBT (peso bruto total) atua em serviços de logística da Camion Transport na região de St. Gallen. Já a rede de supermercados Migros utiliza uma versão de 3 eixos e 25 toneladas de PBT para o transporte entre suas unidades na área de Zurique.

A entrega oficial dos veículos às empresas ocorreu em 19 de junho, na Mercedes-Benz Trucks de Schlieren, próxima à cidade de Zurique. Os veículos são parte da “Frota de Inovação” do eActros que visa testar os caminhões elétricos pesados junto aos clientes. Cada um dos caminhões em teste na Suíça precisa cobrir cerca de 150 km por dia, o que é plenamente atendido pela autonomia do eActros, de até 200 km. As baterias são recarregadas nos depósitos dos clientes durante a noite.

“Na Alemanha, o eActros livre de emissões vem passando por testes práticos em vários clientes”, diz Jürg Lüthi, CEO da Mercedes-Benz Trucks Suíça. “Com a participação da Camion Transport e da Migros, estamos felizes em receber os primeiros clientes da Suíça provenientes de diferentes setores, o que enriquece ainda mais os nossos testes”.
Autonomia

A base desse caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz é fornecida pela estrutura do Actros. Porém, a arquitetura do veículo foi configurada para o sistema de propulsão elétrica, com uma alta proporção de componentes específicos. Dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 126 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.

2-1-08072019-minAs baterias de íons de lítio com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária para uma autonomia de até 200 km. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas a 150 kW.

Como parte dos testes práticos da “Frota de Inovação”, caminhões pesados eActros de 18 e 25 toneladas são colocados em operação por clientes de vários setores, trabalhando em suas operações regulares diárias. Os testes dessa frota são compostos de duas fases, cada uma com dez clientes. O feedback é utilizado no desenvolvimento do eActros visando a produção em série. A meta é possibilitar a distribuição limpa e silenciosa nas áreas urbanas com caminhões pesados a partir de 2021.

O desenvolvimento e os testes dos caminhões elétricos pesados para distribuição fazem parte do projeto “Concept ELV²”, que recebe fundos do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha (BMUB) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

Desenvolvimento de veículos comerciais elétricos

O Grupo Daimler tem se dedicado ao desenvolvimento de veículos comerciais elétricos. O eCanter, da marca asiática FUSO, foi o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série. Na Daimler Trucks, destacam-se ainda o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas). A eles, juntam-se os testes em clientes com o eActros.

Por: Redação Na Boléia

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