Mercedes-Benz apresenta novo caminhão Axor para transporte de madeira
Com o objetivo de atender a uma demanda da Breda Logística, que buscava mais capacidade de carga no transporte de eucaliptos do campo à indústria, a Mercedes-Benz lançou uma versão 8×4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada). Criada em parceria com a Suspensys/Randon e participação da própria Breda Logística, a nova solução, que sai de fábrica na versão 6×4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8×4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.
“Estamos sempre ouvindo atentamente o que os clientes e as estradas nos dizem, utilizando essa experiência como referência para a criação de novas soluções e o aprimoramento daquelas que já são consagradas no mercado por sua qualidade, eficiência e rentabilidade”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este é o caso do Axor 8×4 desenvolvido a partir de uma demanda da Breda Logística, cliente e parceiro de longa data da nossa empresa”.
Passando ileso à recente crise econômica brasileira, o setor madeireiro tem crescido sistematicamente nos últimos anos, graças especialmente às exportações de celulose. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria – o Brasil é referência mundial do setor. O País tem mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia e produtos de madeira processada.
Segundo levantamentos da Ibá, as exportações do setor no primeiro bimestre de 2018 somaram US$ 1,7 bilhão, uma alta de 32,8%, com evolução em celulose, painéis de madeira e papel. Com esse desempenho, o setor respondeu por 13,9% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio.
A China ampliou o valor comprado de celulose no País em 40,7%, seguindo como principal destino do produto brasileiro, somando US$ 588 milhões. A América do Norte também ampliou as importações de celulose em 50,7%, chegando a US$ 202 milhões no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano. A Europa, segundo principal destino do produto, cresceu 37,3%, somando US$ 423 milhões nos dois primeiros meses do ano.
Visando acompanhar esse crescimento sustentável do setor madeireiro, a Breda Logística adquiriu 23 unidades do novo Axor 3344 8×4 para renovação de frota. Os caminhões da empresa atuam entre as várias áreas de produção de eucalipto na região no Vale do Paraíba, levando o produto para indústria de celulose, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir de floresta plantada.
“Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota e esses caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz sempre se destacaram na nossa operação pela disponibilidade e ótimo custo operacional”, ressalta Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. “A versão 8×4 nos ajudará a aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos operacionais, na medida em que poderemos transportar mais carga a cada viagem. Além disso, contamos com o atendimento e o importante apoio oferecido pela De Nigris nos trechos de operação no Vale do Paraíba, o que nos ajuda a manter a disponibilidade dos veículos”.
Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca que um importante desafio no desenvolvimento do Axor 8×4, que ganhou um 2º eixo na parte dianteira, era reduzir a tara de todo o conjunto caminhão+reboque, otimizando o ganho de carga útil. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o Axor 8×4 plataforma com carroçaria ‘romeu e julieta’ irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8×4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.
Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Na soma geral de caminhões e ônibus, outro importante ramo de atividades do cliente, essa proporção aumenta para 80%, destacando a forte presença dos veículos comerciais da marca no cliente.
Atenta às necessidades dos clientes
O desenvolvimento do extrapesado Axor 3344 8×4 plataforma off-road para transporte de madeira foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.
Por meio da atuação do CTT, a Mercedes-Benz consegue oferecer produtos cada vez mais dedicados a cada necessidade das empresas de transporte.
A primeira unidade do lote de 23 caminhões Axor 3344 8×4 foi entregue pela Mercedes-Benz à Breda Logística na Expoforest – Feira Florestal Brasileira, realizada de 11 a 13 de abril em Santa Rita do Passo Quatro, na região de Ribeirão Preto, no interior paulista. Principal evento do setor na América Latina, a Expoforest é a única feira dinâmica que apresenta e demonstra tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas.
Durante o evento, a Mercedes-Benz disponibilizou aos motoristas um test-drive com os caminhões extrapesados Axor 3344 6×4 e Actros 2646 6×4 atrelados a semirreboques para transporte de madeira. No estande da marca, os visitantes puderam conferir mais detalhes do portfólio de caminhões para o setor, com várias versões de Axor, Actros e Atego para atividades de produção, bem como de serviços de apoio no campo.
“O Axor e o Actros foram desenvolvidos para enfrentar as características das estradas brasileiras e atender o atual perfil do transporte. Eles operam nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas da atividade madeireira e do agronegócio”, diz Roberto Leoncini. “Além disso, o elevado padrão de conforto da cabina, juntamente com os itens de tecnologia e segurança, garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução, o que resulta em produtividade e satisfação. Oferecemos ainda uma diversificada linha de produtos e serviços que asseguram a maior disponibilidade possível da frota para as atividades de transporte, o que se traduz em produtividade e, consequentemente, em rentabilidade para os clientes”.
Veja o vídeo do Actros e Axor no transporte de madeira
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Por: Redação Na Boléia