Mercedes-Benz apresenta as tecnologias de segurança de seus caminhões
Alinhada com o Movimento Maio Amarelo, que busca atrair a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Mercedes-Benz do Brasil tem destacado as tecnologias de segurança ativa de seus caminhões e ônibus que oferecem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros, quanto para os demais veículos e todo o tráfego.
“Com o uso de radares, sensores, câmeras e avançados sistemas, os veículos da nossa marca utilizam modernos recursos para oferecer ainda mais segurança nas estradas, auxiliando nas rápidas reações do motorista e do veículo em situações inesperadas, o que diminui os riscos de acidentes e preserva vidas”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O caminhão extrapesado Actros, é um dos modelos. Entre seus itens, a empresa ressaltou o ABA – Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem), que reduz o risco de colisão com o veículo da frente, utilizando-se de um radar posicionado no para-choque. Em uma situação de emergência, o sistema reduz a velocidade do caminhão, aumentando o tempo de resposta de reação do motorista, ou parando o veículo completamente.
Outra tecnologia em destaque é o Proximity Control System (controle de proximidade) que permite ao motorista, a escolha da distância mínima que o caminhão deve manter em relação ao veículo à frente, ajustando automaticamente sua velocidade e podendo até mesmo acionar os freios. Já o Lane Guidance System (sistema de orientação de faixa de rolagem), tecnologia de extrema importância nas estradas, emite um aviso sonoro quando há mudança de faixa involuntária.
A linha de caminhões Actros é equipada ainda com EBS (sistema de gerenciamento inteligente do sistema de freio), Retarder, ABS, ASR, Hill Holder (assistência de partida em rampa), Day Running Light (faróis de rodagem diurna) e sensores de chuva e de iluminação que ativam automaticamente o limpador de pára-brisas.
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Por: Redação Na Boléia