Mercedes-Benz anuncia alta das exportações de caminhões e ônibus
Tradicional exportadora de veículos comerciais brasileiros, a Mercedes-Benz anunciou crescimento dos embarques de caminhões e ônibus no primeiro semestre de 2021. O resultado foi impulsionado pela recuperação dos mercados latinos-americanos, que começam a retomar suas atividades econômicas, desaceleradas por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19.
Com isso, a Mercedes-Benz do Brasil informou que quase quadruplicou suas exportações de caminhões e ônibus para a América Latina, indo de 406 unidades no primeiro semestre do ano passado para 1.890 unidades em 2021, ou seja, 365% de crescimento na comparação com o mesmo semestre do ano passado.
No segmento de caminhões, foram 1.482 caminhões enviados para clientes da América Latina, cerca de 700% a mais na comparação com as 184 unidades do mesmo período de 2020.
“Isso é reflexo de uma recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, explica Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, diz Jens. “Mesmo assim, registramos um incremento de 84% nas nossas exportações de ônibus, com 408 unidades vendidas no primeiro semestre de 2021, frente a 222 unidades de igual período do ano passado. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na América Latina”.
Seis décadas de exportações
Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil também anunciou que bateu o marco histórico de 60 anos de exportações de veículos comerciais produzidos em sua fábrica de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. O primeiro lote, de 550 ônibus O 321 H, foi destinado à vizinha Argentina. Desde então, a Empresa atende não só a América Latina, como importantes mercados em outros continentes.
O Centro Regional América Latina foi criado com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler na região. A unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo a clientes de mais de 30 países soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.
Visando à satisfação dos clientes, os distribuidores e parceiros de negócios da Daimler e da Mercedes-Benz do Brasil contam com assessoria da área de Desenvolvimento de Rede, que busca sempre padronizar os serviços, garantindo o posicionamento das marcas e a entrega eficaz dos produtos e serviços.
Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são, atualmente, os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina. O destino mais antigo das exportações da Mercedes-Benz do Brasil é a Argentina, relação hoje administrada pela área de mercados Overseas.
O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Truck & Buses na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia.
Ele representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades da Daimler.
Para se ter ideia, também neste primeiro semestre, a empresa informou que foram entregues na América Latina outras 3.425 unidades de caminhões e ônibus exportadas da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia, das marcas Mercedes-Benz, Freightliner e FUSO.
Por Redação Na Boléia